Alumínio 1050: tire todas as suas dúvidas sobre essa liga metálica
Em geral, boa parte das matérias-primas fabricadas por metalúrgicas são ligas metálicas, ou seja, dois ou mais metais que são misturados para criar um elemento totalmente novo e com características específicas. O alumínio 1050 possui um nível de pureza elevado comparado com outras ligas, já que é composto por 99,5% de alumínio e apenas 0,5% de outros metais.
A Aluminium Association (AA) categoriza esse tipo de liga como “alumínio comercialmente puro”. Dentre suas características, destaca-se a elevada resistência à corrosão, leveza e flexibilidade.
É possível encontrar o alumínio 1050 em diferentes formatos: chapas, bobinas e tubos são os principais e também os mais necessários para as demandas industriais. Se você está em dúvida se o alumínio 1050 é o mais recomendado para a sua empresa, é importante entender suas características antes.
A seguir, explicamos tudo sobre essa liga metálica para você tirar suas dúvidas e tomar a melhor decisão. Confira!
O que é alumínio 1050?
Em suma, o alumínio 1050 é uma liga metálica pura, que se destaca por trazer características físicas do alumínio mais fortes do que outros tipos de ligas.
O nível de alumínio presente na liga, em geral, é de 99,5%, enquanto os outros 0,5% ficam repartidos em outros metais, como por exemplo: silício, ferro, cobre, manganês, magnésio, zinco, titânio, entre outros.
O alumínio 1050 é bastante flexível e adaptável a diferentes indústrias e variados tipos de aplicações:
- Indústria química;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria alimentícia;
- Indústria automotiva;
- Utensílios domésticos;
- Refletores;
- Luminárias;
- Tanques;
- Entre outras.
Para atender a todos esses negócios, o alumínio também precisa atender necessidades distintas. O metal é bastante conhecido na atualidade por ter revolucionado indústrias com sua possibilidade de criar equipamentos mais leves e mais duradouros do que antigamente — quando praticamente tudo era feito com aço.
Hoje, as empresas identificam oportunidades de baratear seus gastos por meio de um produto que tem uma boa resistência e adaptabilidade no segmento industrial.
Características do alumínio 1050
O alumínio 1050 se destaca por sua elevada resistência à corrosão, o que o permite ser utilizado em ambientes adversos. Outro ponto positivo está em sua boa conformabilidade e também facilidade em ser soldado.
Essa liga metálica também possui um potencial moderado para anodização. Para quem deseja um detalhamento mais técnico, separamos as seguintes informações:
- Densidade: 2,70 g/cm³
- Condutibilidade Elétrica: 61% I.A.C.S
- Condutibilidade Térmica: 0,52 – 0,54 cal/cms°C
Esse tipo de alumínio é uma matéria-prima bastante fácil de se trabalhar e é um excelente condutor térmico e elétrico — o que justifica seu uso para iluminação. Por outro lado, ele não possui boa resistência mecânica, por isso, não se encaixa muito bem em projetos que podem sofrer desgastes mecânicos ao longo do tempo.
Se for o caso de buscar um alumínio que ofereça resistência, o ideal é investir em uma liga com outros elementos em abundância como é o caso do alumínio 6061 ou alumínio 7075.
Por outro lado, o alumínio 1050 se destaca pelo potencial anticorrosivo, o que o torna muito atrativo para indústrias químicas e do segmento de saúde.
Onde encontrar alumínio 1050?
Contar com alumínio de qualidade é necessário para garantir a melhor performance para a sua empresa. Boas matérias-primas são a chave para soluções mais eficazes.
No caso do alumínio 1050, você pode contar com a Coppermetal, que há mais de 30 anos trabalha como distribuidora de aço e metal para todo o Brasil com entrega rápida e atendimento personalizado.
Solicite agora mesmo um orçamento com um de nossos consultores tenha o melhor alumínio 1050 para a sua indústria.