A indústria naval e o uso do alumínio
Materiais de alta performance são fundamentais para a evolução da indústria naval — setor estratégico na construção de embarcações e no transporte aquático. Nesse contexto, o alumínio ganha destaque nas aplicações navais por causa da sua leveza, resistência e durabilidade.
Entenda como a escolha certa dos materiais impulsiona a modernização da indústria naval brasileira!
A indústria naval e o uso do alumínio
A indústria naval é responsável pela fabricação de embarcações e transportes aquáticos, como navios, iates, submarinos, barcos, lanchas, entre outros. É um segmento antigo, sendo o primeiro a ter grande desenvolvimento desde os tempos coloniais do Brasil.
Devido à posição geográfica do país e à quantidade e qualidade de madeira, os portugueses foram construindo estaleiros para reparação de navios e para construção de embarcações. Assim, as primeiras embarcações do tipo europeu foram criadas em 1531, no Rio de Janeiro.
A indústria naval brasileira cresceu na Guerra do Paraguai, com embarcações fluviais. Ela avançou no governo Juscelino Kubitschek com o Plano de Metas e, nos anos 1970, empregava 40 mil pessoas, tornando o Brasil o segundo maior construtor naval mundial. Após crise nos anos 1980, o setor só voltou a crescer nos anos 2000.
A retomada e o potencial crescimento do setor naval nos últimos anos têm como motivo a descoberta e exploração do pré-sal brasileiro, a partir de 2006. Por esse motivo, a Petrobras investiu R$ 100 bilhões, entre 2012 a 2020, possibilitando a encomenda de 29 sondas e 146 novas embarcações. O objetivo é investir R$ 310 bilhões a médio prazo.
Ligas metálicas para a indústria naval
A indústria naval tem forte relação com outros mercados — e a indústria siderúrgica é um dos mais importantes. Isso acontece especialmente porque a construção de uma embarcação demanda ligas como o aço inox e o alumínio.
Os transportes aquáticos estão propícios à degradação devido ao contato da água ou emissão de gases provenientes da combustão de motores, por exemplo. Por isso, as embarcações precisam de materiais resistentes à corrosão.
Tanto o aço inox quanto o alumínio oferecem boa resistência à corrosão e a altas temperaturas. As chapas de alumínio se destacam por sua leveza, graças à densidade de 2,7 g/cm³ — menor que a do aço, que possui densidade média de 8 g/cm³.
Alumínio na indústria naval: principais aplicações
Por ser leve, resistente e versátil, o alumínio se tornou um dos materiais mais utilizados na indústria naval moderna. Ele é encontrado em tubos, tarugos, chapas, barras, perfis, lâminas e bobinas e, assim, suas aplicações vão além do básico das embarcações, atendendo a diferentes demandas.
As principais aplicações do alumínio na indústria naval são:
- Estruturas externas e internas de embarcações;
- Acabamentos internos e externos;
- Elementos decorativos;
- Painéis de controle e componentes mecânicos;
Essas aplicações mostram como o alumínio pode ser adaptado a diferentes tipos de embarcações, contribuindo para maior eficiência, durabilidade e redução de peso nas construções navais.
Benefícios do alumínio para a indústria naval
Além da leveza, outros atributos justificam o aumento do número das embarcações construídas em alumínio naval nos últimos anos. Entre eles, podemos citar:
- Resistência à corrosão e durabilidade;
- Material de baixa densidade;
- Resistência à tração e peso;
- Retenção da tenacidade a baixas temperaturas;
- Material não inflamável;
- Aumenta a capacidade de transporte de carga;
- Aumento da velocidade e/ou uma redução no consumo de combustível;
- Baixa necessidade de manutenção;
- Boa soldabilidade;
- Não absorção à água ou a umidade;
- Condutibilidade elétrica e térmica;
- Baixo custo de manutenção;
- Versátil, podendo ser utilizado em diversas situações.
Considerando todos esses fatores, fica fácil entender a escolha da indústria naval pelo alumínio.
Coppermetal: sua fornecedora de alumínio para a indústria naval
A indústria naval é estratégica para o desenvolvimento econômico, impulsionando o transporte aquático, a geração de empregos e a inovação tecnológica no Brasil.
Para enfrentar ambientes corrosivos e gerar embarcações mais leves, resistentes e duráveis, o alumínio tem se consolidado como a escolha ideal — e é nesse cenário que a Coppermetal se destaca como parceira.
Com mais de 30 anos no mercado de metais e metais não ferrosos, somos referência nacional no fornecimento de alumínio para aplicações navais, sejam estruturais, mecânicas ou decorativas.
Atendemos com agilidade e precisão projetos de todos os portes, sempre com foco em qualidade, confiabilidade e excelência no atendimento.
Nosso compromisso é oferecer soluções sob medida, entregando alumínio em chapas, barras, tubos, perfis e outros formatos conforme a necessidade do seu estaleiro ou projeto naval.
Certificada pela ISO 9001:2015 e com mais de 30 mil clientes atendidos, a Coppermetal evolui a cada entrega, colaborando com o avanço de setores estratégicos como o naval.
Garanta alumínio de alta performance, suporte técnico especializado e uma parceria sólida que impulsiona seus resultados. Navegue com a confiança de quem escolhe o melhor!