Objetos de cobre altamente necessários no nosso dia a dia
O termo pode trazer a sensação de antiguidade e coisas velhas, mas os objetos de cobre continuam na moda e estão sempre presentes no dia a dia das pessoas, sendo uma tendência que deve perdurar por muitos anos.
Seja em um móvel de sua casa ou em qualquer outra peça decorativa, o cobre é um dos metais mais utilizados para essa finalidade, além de estar presente em outros objetos de nossa rotina e que muitas vezes nem damos conta.
O surgimento desse elemento químico é estimado em 9 mil A.C., no Oriente Médio. Naquela época, o material era utilizado para confeccionar objetos, ferramentas cirúrgicas e até mesmo desinfetar feridas. Mas somente anos mais tarde, percebeu-se que era possível criar novas ligas metálicas, período conhecido como a era do bronze.
Hoje em dia, esse tipo de metal ganhou novas funcionalidades, com mais de mil tipos de ligas com o elemento, e muito importantes para o dia a dia de toda a sociedade. Confira em alguns lugares que podemos encontrá-lo!
O uso do cobre na atualidade
Em uma simples definição, o cobre é um metal dúctil – que se deforma sob tensão de tração – com uma aparência avermelhada. Atualmente, o metal possui alta importância para a formação do bronze, que é formado pela mistura do cobre com estanho.
Diante de sua grande capacidade de transformação e alta resistência, o metal continua presente em nossa rotina. Confira alguns exemplos:
Eletricidade
De maneira indireta, o cobre é fundamental para a eletricidade. Isso porque ele possui grande condutividade elétrica e, ao ser aquecido a altas temperaturas, pode ser transformado em fios, o que garante a eficiência dos diversos componentes elétricos.
Tubulação de água e gás
Em diversos países, principalmente aqueles que possuem o frio como uma de suas principais características, as ligas de cobre podem ser utilizadas para o manuseio de água quente e gases no interior da tubulação devido a sua excelente condutividade térmica, resistência a pressões elevadas e excelente vida útil, mesmo que sejam expostas à ação solar, da chuva, do calor e do frio.
Moedas
Desde o Egito Antigo, o cobre é utilizado para a fabricação de moedas, junto com o ouro e a prata. Obviamente, ele era o menos valioso entre os três materiais, mas demonstrava a importância da utilização dessa liga metálica.
Atualmente, o cobre é misturado com o níquel para que as moedas sejam formadas. No Brasil, temos o exemplo das moedas de 1 centavo e de 5 centavos que são banhadas de cobre.
Joias
Outro objeto que pode ser feito a partir do cobre são as joias. No entanto, é mais comum vê-lo em forma de liga de prata (Sterling silver), sendo 92,5% de prata e apenas 7,5% de cobre, tendo a dureza como principal característica.
O ouro branco e o ouro amarelo também possuem o cobre em sua composição. É importante ressaltar que, em ambos os tipos, o ouro se mantém inalterado e o cobre, ao entrar em contato com o ar, sofre o processo de oxidação, alterando a coloração da jóia.
Peças de automóveis e aviões
Por se tratar de um material com alta durabilidade, o cobre também é utilizado para a fabricação de peças de automóveis e aviões. Com o avanço da tecnologia, esse setor tem passado por alterações, com veículos sendo híbridos e elétricos.
Sendo assim, é esperado um aumento na demanda de até 1,75 milhões de toneladas nos próximos 10 anos. E um outro fator que impulsiona o mercado é o crescimento de energias renováveis, setor que tem uso intensivo do cobre, como a usina solar e eólica.
Móveis de decoração
Os móveis de cobre já se tornaram uma verdadeira tendência, deixando um móvel totalmente exuberante e com um ar de modernidade no segmento. Desde cadeiras, estantes e até mesmo vasos de decoração, os móveis de cobre trazem harmonia e chamam a atenção, pois combinam com quase tudo.
Utensílios hospitalares
O cobre é utilizado para objetos com fins medicinais desde o Egito Antigo, como comentamos acima. Isso porque os egípcios descobriram o poder do metal para tratamentos de feridas e queimaduras.
Anos mais tarde, a potência do metal foi descoberta quando funcionários da fábrica de cobre saíram imunes ao surto de cólera na França. Por conta disso e de diversos estudos, o cobre antimicrobiano pode ser utilizado em utensílios hospitalares, como camas e equipamentos, pois eles destroem o vírus e podem derreter em até 58% as infecções hospitalares.
A Coppermetal é a sua parceira estratégica no fornecimento de matéria-prima semi-acabada em cobre!
Para o desenvolvimento dos diversos tipos de objetos de cobre que são necessários em nosso dia a dia, é fundamental contar com uma empresa que forneça matéria-prima de qualidade para essas finalidades.
Nós, da Coppermetal, estamos sempre à disposição para ser a sua distribuidora e parceira, através de um time capacitado e pronto para atender a sua necessidade. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!