Metais ferrosos: o que são e suas principais características
Em nosso dia a dia existem diversas ligas metálicas presentes, como é o caso dos metais ferrosos, que se caracterizam pela presença do ferro em sua composição, como o aço e o ferro fundido.
Todos eles possuem em sua composição mais de 90% de ferro, o que sugere a sua denominação, e no máximo 5% de carbono. O restante da composição pode ser de outros elementos, sendo os mais comuns o fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros.
Essa é uma das principais diferenças com os metais não-ferrosos. Esse outro tipo de metal apresenta um baixo número de ferro em sua composição, muitas vezes abaixo de 1%, como é o caso do alumínio, estanho e cobre.
Para saber a diferença entre ambos, geralmente se utiliza do magnetismo. As propriedades eletromagnéticas do ferro permitem que eles atraiam o ímã, diferente dos metais não-ferrosos, que não o atraem.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre os metais ferrosos. Continue a leitura!
A importância dos metais ferrosos para a sociedade
O ferro é considerado um dos materiais mais importantes para a sociedade, pois quase tudo que trabalhamos possui a sua origem metálica. Sendo assim, é necessário cada vez mais investimento no setor da mineração, que, por consequência, gera maior movimentação na economia brasileira.
No primeiro bimestre de 2021, houve um aumento de 98% de arrecadação com a extração de metais no país, tendo como destaque o estado de Minas Gerais. Os números são referentes aos dados econômicos do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).
Além disso, a extração do ferro é fundamental para o bom funcionamento das siderúrgicas e a possibilidade da produção de outras ligas, como o aço inox, um dos metais ferrosos mais comuns. O Brasil depende muito da mineração, tanto que é considerado o segundo maior exportador, perdendo apenas para a Austrália, segundo o BNDES.
Principais metais ferrosos
Ferro fundido
O ferro fundido possui uma resistência de tração, chegando no máximo a 400Mpa. Em sua composição encontramos, além do ferro e do carbono, o silício, que é fabricado a partir do ferro gusa.
As principais aplicações ocorrem em metalúrgicas para a produção de máquinas agrícolas e veículos, portanto, em locais que exigem grande resistência mecânica. Ao todo existem quatro tipos de ferros fundidos:
- Cinzento;
- Branco;
- Maleável;
- Nodular.
Ferro laminado
O ferro laminado é muito parecido com o aço. No entanto, em sua composição existe 3% de escória, que se apresenta em formas de fibras devido às laminações recorrentes.
Esse tipo de metal ferroso possui aplicações nos mais diversos setores industriais devido a sua versatilidade para a garantia de resultados de qualidade. Além disso, ele possui outras características, como:
- Baixo preço;
- Anti ferrugem
- Resistência;
- Alta durabilidade.
Aço
Por fim, o aço também faz parte da família dos metais ferrosos. Muito utilizado em indústrias que produzem energia, plataformas e tubulações, o material para ser chamado de aço precisa ter 1,7% de carbono e é muito mais utilizado do que o ferro.
Além disso, o aço também é utilizado na engenharia estrutural por sua alta resistência e boa soldabilidade. Outras características que podemos citar são:
- Durabilidade em ambientes de tração e pressão;
- Elasticidade, devido à capacidade de se dilatar;
- Flexibilidade para ser moldado conforme a temperatura;
- Condução de óleo, gás, químicos, etc;
- Baixa corrosão.
Onde encontrar metais ferrosos?
Como pudemos ver, o ferro e os metais ferrosos possuem grande importância na sociedade. Eles estão presentes em diversos setores da economia, como o transporte, tecnologia, construção civil e muito mais.
Diante disso, é fundamental que a sua indústria conte o fornecimento de metais ferrosos de qualidade e com uma empresa que se preocupa em atender todos os padrões e normas.