Os metais básicos utilizados no setor da saúde
Os metais básicos estão presentes nos mais diversos setores da economia. Seja nas fábricas, na agricultura, nas padarias e nos lares do mundo inteiro, existem metais para todas as ocasiões e necessidades, inclusive no setor da saúde. Mas você sabe quais são esses metais que estão presentes nos hospitais, clínicas e laboratórios? Entende o papel que eles desempenham?
O setor da saúde tem um importante papel – especialmente no Brasil. A infraestrutura dos hospitais, clínicas e laboratórios depende de vários metais, mas não é só isso, já que os equipamentos médicos também contam com a presença do material para tornar mais seguro, higiênico e prático o atendimento ao paciente.
Os metais básicos desempenham algumas funções-chave no setor da saúde, principalmente em relação à higiene. Em 2020, com a chegada do Coronavírus no Brasil e em vários outros países, a questão da limpeza e prevenção às bactérias virou prioridade dos órgãos públicos e privados.
Investir em soluções que fossem capazes de evitar a transmissão do vírus se tornou um dos focos das ações sanitárias nos hospitais. Os metais são materiais capazes disso, especialmente ligas metálicas que contém níquel em sua composição.
A seguir, listamos os metais básicos que atuam na área da saúde e de que forma agem nessa tão importante indústria. Confira a seguir!
Quais os metais básicos ativos no setor de saúde?
Existem vários metais e ligas metálicas que desempenham importantes papéis no segmento da saúde e contribuem ativamente para combater vírus e bactérias – como, por exemplo, o coronavírus. Abaixo, confira alguns deles.
Níquel
O níquel é um metal bastante resistente e utilizado em diversas indústrias por ser de transição, resistente às elevadas temperaturas, além de evitar a corrosão e oxidação em diferentes ambientes. Essa característica maleável faz com que esse metal básico se torne indispensável na saúde e tantas outras indústrias.
Ele é usado para a criação de baterias recarregáveis de lítio-íon, capazes de alimentar ventiladores portáteis usados nos hospitais.
Além disso, o níquel também compõe variados tipos de instrumentos e dispositivos médicos que exigem altos padrões de higiene e esterilidade – como equipamentos cirúrgicos, por exemplo.
Prata
Conhecida por ser um metal valioso, a prata mostra que tem valor no setor de saúde e é bastante utilizada em tecidos e dispositivos hospitalares por suas propriedades antimicrobianas, que reduzem o risco de contaminação e previnem contra infecções cruzadas.
Ouro
O ouro provou o seu valor na saúde, especialmente durante a pandemia do coronavírus, já que é um componente indispensável em kits para o diagnóstico da covid-19.
O uso do ouro na saúde é pouco conhecido, apesar de bem antigo. Na Roma antiga, esse metal era usado na fabricação de pomadas usadas para o tratamento de úlceras na pele. Durante o período Medieval, na Europa, pílulas de ouro eram utilizadas para combater dores ósseas.
Outras doenças também são beneficiadas pelo uso do ouro na saúde. Esse metal básico possui nanopartículas que são capazes também de atravessar o material celular e conseguir levar os medicamentos capazes de combater vírus como o do HIV, artrite e até tumores cancerígenos.
Cobre
O cobre é um dos principais metais antimicrobianos disponíveis nos dias de hoje para o setor da saúde. Muitos hospitais adotam o cobre para a infraestrutura do lugar – maçanetas, pias, suportes para soro e outras superfícies que precisam ser higienizadas e ficam em exposição.
Dessa forma, o cobre se tornou um metal básico que os hospitais utilizam para reduzir a proliferação de vírus e bactérias. Isso porque em contato com uma camada de cobre, esses antígenos não conseguem sobreviver muito tempo e perdem seu poder de infectar.
Grupo platina
Os metais do grupo platina possuem alta compatibilidade biológica, e por isso, são usados na fabricação de dispositivos médicos diversos: desfibriladores implantáveis, marca-passos, etc.
Onde encontrar metais básicos para a saúde?
Contar com metais de qualidade e rápida entrega é fundamental para não deixar faltar nada na sua instituição de saúde. A Coppermetal trabalha há mais de 30 anos oferecendo ligas metálicas para diversos segmentos, com atendimento personalizado, produtos de qualidade e rápida entrega.
Nós usamos os metais citados nas nossas ligas metálicas e é um prazer e um orgulho contribuir com o setor da saúde, ajudando para que ele continue sendo importante e trazendo grandes conquistas para o país.
Para saber mais sobre nossas ligas metálicas, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!