Setor de mineração: Uso do aço carbono e suas vantagens
O setor de mineração é um dos mais importantes para aquecer a economia brasileira. Só em 2021, a mineração teve um saldo de US$ 49 bilhões (já descontados os tributos), um crescimento de 51% em comparação a 2020.
O principal objetivo dessa indústria é voltado para a exportação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o saldo mineral correspondeu a 80% do saldo comercial brasileiro em 2021, que foi de US$ 61 bilhões. Isso já prova o quanto essa é uma indústria fundamental para a economia do país.
Especialmente após um período delicado que o mundo passou por causa da pandemia do coronavírus, muitas indústrias, comércios e outros setores estão encontrando dificuldades para retomar suas atividades. O setor de mineração se destaca por conseguir trazer um alto valor à economia e na geração de empregos.
A razão para o sucesso dessa indústria em 2021 foi o aumento na produção e a valorização no preço das commodities. Só para se ter ideia, a produção mineral brasileira, em toneladas, cresceu cerca de 7% em relação a 2020, passando de 1,073 bilhão de toneladas para 1,150 bilhão de toneladas estimadas em 2021, segundo o Ibram.
Para garantir o alto grau de produtividade, é necessário contar com alguns fatores. Um deles está no uso de materiais de qualidade. O aço carbono, por exemplo, é uma liga que se destaca nessa indústria, sendo inclusive um dos materiais mais utilizados pelos mineradores.
Mais recentemente, um dos pilares que o setor de mineração vem se comprometendo é com a sustentabilidade.
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME), Pedro Paulo Dias Mesquita, inclusive, se manifestou sobre o tema e afirmou que: ”a força da mineração brasileira e o caminho virtuoso de expansão e desenvolvimento que temos perseguido, a partir do aperfeiçoamento de processos, promoção de práticas sustentáveis e atração de investimentos, para uma mineração sustentável, moderna e inclusiva, capaz de aumentar as oportunidades e o bem-estar da nossa população”.
Neste artigo, iremos explorar como o setor de mineração está evoluindo e como o aço carbono contribui para atingir as metas da indústria e as perspectivas colocadas para os próximos anos.
Qual o papel do setor de mineração?
O setor de mineração tem o papel de fazer pesquisas, explorar e realizar a extração de minérios nos solos. No Brasil, as principais regiões em que a atividade é desempenhada são no estado de Minas Gerais e no Pará.
Essa atividade traz diversos benefícios e configura boa parte dos itens que temos hoje: tanto no âmbito industrial, como também estão presentes na vida do consumidor final: máquinas industriais, computadores, cosméticos, estruturas metálicas, talheres e até nos automóveis.
Praticamente qualquer lugar ou atividade que pode ser feita tem um pouco do setor de mineração envolvido. Por essa razão, não é nenhum exagero afirmar que a mineração é uma atividade indispensável para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
As empresas de mineração do Brasil são consideradas como umas das mais valiosas. Exemplo disso é a Vale S.A, que, esse ano, liderou o pagamento de proventos aos seus acionistas e esteve presente na lista de maiores pagadoras de dividendos do mundo todo. Ou seja, isso só reforça o caráter lucrativo que a indústria mineradora como um todo possui.
O Brasil é considerado um dos países com maior potencial de mineração de todo o mundo, graças à quantidade de substâncias presentes no nosso solo, que ultrapassa a faixa de 70 minerais.
O setor de mineração vai continuar em alta?
A expectativa é que o setor se mantenha em alta. Minas Gerais, por exemplo, chegou a aumentar a participação no faturamento, de 37% para 42%, em 2021, se mostrando como um setor que vai seguir explorando e se estabelecendo como forte no segmento.
A alta nos preços da commodities foi uma das principais razões para a valorização dos minérios, que devem continuar em alta ainda no segundo semestre de 2022 e, assim, garantir um ano ainda melhor do que o anterior.
O papel do aço carbono
Para manter a relevância, o setor de mineração precisa contar com bons materiais que vão auxiliar nas atividades, e o aço carbono desempenha um papel fundamental para revestir as áreas, os equipamentos de britagem e moagem como também as básculas e caçambas dos caminhões.
A seguir, separamos os tipos de aço carbono mais usados na indústria mineradora:
SAE 1045
O aço carbono desse tipo possui excelente forjabilidade e temperabilidade média, o que garante excelente resistência mecânica e elevada dureza, colaborando para a fabricação de componentes de uso geral.
SAE 1070
Esse tipo de aço possui um alto teor de carbono, e por isso, tem ótima resistência mecânica e usinabilidade média. No setor de mineração, o material é recomendado para peças de grandes tensões e conformação.
SAE 4140
Essa liga de aço é bastante resistente e com excelente temperabilidade – o que garante uma adaptação maior em situações de elevadas temperaturas.
SAE 4340
O aço carbono 4340 apresenta boa temperabilidade e elevada resistência. Por outro lado, ele tem baixo potencial de usinabilidade e soldagem, por isso, é usado principalmente para a fabricação de componentes mecânicos.
Gostou de saber como o aço carbono pode ajudar essa importante indústria que é o setor de mineração? A Coppermetal trabalha há mais de 30 anos com metais e ligas metálicas de qualidade, inclusive diferentes tipos de aço carbono. Para saber mais e conhecer todos os tipos de aço vendidos por nós, entre em contato agora mesmo!