Usinagem de alumínio: o que você precisa saber do processo
O trabalho com ligas metálicas é bastante complexo e vasto, já que existem diversas opções, tanto de metais como também de processos, que aperfeiçoam determinada liga. A usinagem de alumínio é um exemplo disso, já que é aplicada para melhorar o desempenho e resistência do metal.
O alumínio é considerado um “metal leve” e ao mesmo tempo bastante durável. Tal característica faz com que esse elemento seja adotado em projetos diversos, especialmente agora, um momento que se fala tanto sobre sustentabilidade nas indústrias.
A leveza do alumínio permite uma economia de recursos para operar. Na indústria automobilística, por exemplo, o uso desse metal serviu para reduzir o consumo de CO2, antes muito maior do que hoje em dia pelos carros serem feitos quase que integralmente de aço.
O setor de embalagens também faz uso do alumínio para desenvolver opções sustentáveis, visto que o material é 100% reciclável.
A usinagem de alumínio potencializa várias características do metal, mas precisa de alguns cuidados para ser eficiente e não gerar desperdício. A seguir listamos os principais!
Cuidados importantes na usinagem de alumínio
A usinagem de alumínio é feita com diversas máquinas como tornos, furadeiras, cortadeiras e, com a evolução tecnológica, até CNC que utiliza a inteligência de computadores para fazer o processo de maneira mais eficiente – uma marca importante da indústria 4.0.
Evite temperaturas elevadas
O alumínio é sensível quando está em contato com altas temperaturas, por isso, é importante evitar o avanço da ferramenta com muita força, já que isso pode danificar a peça de maneira irrecuperável. A velocidade ideal deverá ser definida a partir do tamanho dos discos.
Escolha bem o material abrasivo
O material abrasivo para a usinagem de alumínio precisa ser escolhido corretamente. Os mais predominantes no mercado são os discos de óxido de alumínio com liga dura, mas isso não significa que serão sempre a melhor opção. Uma liga mais leve ou um grão de carboneto de silício podem oferecer uma experiência e qualidade melhor no processo.
Não deixe que o pó atrapalhe
Durante o processo de usinagem, é comum que o pó gerado acabe obstruindo o disco abrasivo, prejudicando a produtividade na indústria. O resultado é um gasto maior de tempo e, muitas vezes, de recursos para finalizar.
Atualmente existem sprays e ceras que reduzem a quantidade de poeira para garantir que o aparelho opere normalmente, sem ter sua velocidade reduzida.
Garanta boa ventilação do espaço
Além de comprometer a produtividade, o pó de alumínio pode representar um grande risco para a saúde dos operários se inalado. Por essa razão, é importante que o espaço onde irá ocorrer a usinagem de alumínio conte com uma ventilação boa antes de iniciar o trabalho.
O pó de alumínio é também altamente inflamável e, por isso, é importante buscar se manter longe da poeira para reduzir os riscos de incêndio.
Conte com alumínio de qualidade
A usinagem de alumínio apresenta alguns riscos, que podem ser evitados seguindo as dicas anteriores e, acima de tudo, buscar por metais de qualidade – tanto para operar os maquinários responsáveis pela usinagem, como também a própria matéria-prima.
A Coppermetal é um exemplo de empresa que oferece metais e ligas metálicas de qualidade para seus clientes, comprovada a eficiência por seu certificado ISO 9001. A Coppermetal está em constante evolução para dedicar esforços e garantir que seus clientes contem com os melhores produtos, para que operem suas fábricas com máxima segurança e com garantia de durabilidade.
Quer saber mais sobre nossos processos e solicitar um orçamento? Clique aqui e entre em contato com um de nossos atendentes!