Tudo sobre o latão naval
Você conhece as propriedades do latão naval?
O latão naval tem excelentes características que o fazem adequado para a construção de navios e também na fabricação de peças marítimas. Sua excelente resistência à corrosão, por exemplo, é uma dessas características, proporcionando a alta qualidade que as estruturas devem ter mesmo durante longos períodos em contato com a água do mar.
Na prática, o latão é uma liga que conta com cobre e zinco na sua composição. É conhecido pelo seu brilho intenso, além de ter uma coloração amarelada característica. Além disso, o latão naval pode ter outras matérias-primas na sua composição, algo capaz de elevar certas propriedades e trazer ainda mais benefícios para o setor marítimo.
Quando o latão naval entra em contato com a água, cria-se uma camada protetora formada basicamente por óxido, o que impede da liga corroer, elevando sua resistência ao desgaste. Por essa e por outras características, a liga metálica é perfeita para equipamentos navais, proporcionando uma longa vida útil a eles.
Qual a principal liga de latão naval?
Atualmente, existem algumas ligas de latão naval que são mais usadas para essa aplicação. A liga 465 é uma das mais conhecidas – e aplicadas!
Também conhecida como C46500, a liga de latão naval 465 é composta por, aproximadamente, 59% de cobre, 36,74% de cobre, 0,50% de estanho, 0,20% de chumbo e 0,02% de arsênio. É uma liga excelente para suportar contato com a água salgada do mar e também água doce de rios, além de lidar bem com forte pressão.
Essa liga de latão pode ser aplicada na fabricação de varetas de solda, conexões, hélices, rebites, espelhos para condensadores e trocadores de calor, dentre muitos outros componentes. É fácil de ser encontrada em formatos laminados, além de possuir benefícios como:
- Excelente conformabilidade a quente;
- Excelente soldabilidade;
- Boa brasagem.
Em contrapartida, essa liga de latão naval não tem boa conformabilidade a frio, tornando essencial não a aplicar dessa maneira.
Outras características do latão naval
De forma geral, o latão naval possui um preço competitivo, principalmente quando levamos em consideração a sua vida útil. É uma liga de excelente durabilidade e resistência, reduzindo a necessidade de manutenções constantemente – o que reduz os investimentos feitos para melhorar o desempenho do metal ou reparar algum componente.
Além da sua resistência à corrosão, é uma liga de bom apelo estético, exatamente pelo seu brilho intenso que remete ao ouro, o que deixa os componentes e até a própria embarcação bem bonitos.
Outra característica do latão em si está na sua maleabilidade e, por isso, ele pode ser trabalhado de diversas maneiras. É por conta desse benefício que é possível usá-lo como base para a criação de componentes em diversos formatos, garantindo a precisão que o setor naval precisa.
Ainda, o latão confere resistência mecânica e boa condutibilidade térmica.
Outras ligas metálicas para o setor naval
Além do latão naval, o bronze naval é uma outra liga que ganha destaque no segmento marítimo. Ele é composto por 85% de cobre, 5% de estanho, 5% de chumbo e 5% de zinco. O estanho é um elemento que se destaca por suas características anticorrosivas e elevada vida útil. Portanto, não deixa dúvidas que a sua combinação com o cobre se torna muito vantajosa para ferramentas e construções navais.
Alie bom custo e alta qualidade na hora de adquirir latão naval
Tanto o bronze como o latão naval são ligas de excelente qualidade e bom preço, mas para garantir essas duas características, é essencial contar com distribuidoras especializadas e renomadas no mercado, como a Coppermetal.
A Coppermetal atua há mais de 30 anos na distribuição de aços e metais, garantindo um excelente custo-benefício para todos os seus clientes. Além disso, é uma empresa certificada ISO 9001:2015, preocupando-se em ter processos altamente qualificados para oferecer apenas o que há de melhor para aqueles que mais importam: seus clientes. Isso é reflexo na própria produção, já que em 2022 a empresa recebeu nota 10 em todos os processos da ISO.
Não perca mais tempo: adquira latão naval e muitas outras ligas metálicas de quem entende do assunto e se preocupa com a sua necessidade. Adquira da Coppermetal!