Tubo com costura e sem costura: quais as diferenças?
Praticidade e eficiência: esses são os sobrenomes do tubo com costura e sem costura de aço carbono. Esses produtos são largamente usados no setor industrial, em seus diversos segmentos, oferecendo versatilidade para aplicações diferentes.
Entretanto, é importante estar atento a uma característica: os tubos com e sem costura possuem diferenças importantes entre si, o que torna fundamental adquirir o mais adequado para cada aplicação.
Essas diferenças iniciam-se já na fabricação do tubo, impactando diretamente nesse e nos processos seguintes.
A seguir, confira as principais diferenças entre o tubo com costura e sem costura, aplicações e muito mais!
Continue no artigo e conheça as principais diferenças entre o tubo com costura e sem costura, aplicações e muito mais!
Tubo com costura x tubo sem costura
Tubo com costura
O tubo com costura é fabricado a partir de chapas de aço dobradas (calandrada), unindo suas extremidades por meio da solda de alta frequência, confeccionando, assim, a costura na superfície. Dessa forma, esse tipo de tubo de aço pode ser encontrado em diversas metragens, diâmetros e espessuras, além de terem uma superfície limpa e sem deformidades
É, sem dúvidas, o modelo mais popular devido ao seu custo acessível e também pela facilidade de encontrá-lo a pronta entrega. Portanto, é uma opção muito vantajosa para o agronegócio, para a indústria automobilística, de móveis e manutenção, usinas de açúcar e álcool, e para equipamentos e maquinários de forma geral, inclusive como tubulações para a condução de fluidos.
Tubos sem costura
Já os tubos sem costura não são confeccionados a partir de uma chapas de aço, mas sim de um cilindro metálico que, quando aquecido, permite a conformidade dos tubos. Portanto, não passa por nenhum processo de soldagem.
Isso faz com que ele seja muito usado em projetos que necessitem de máxima precisão, como é o caso de aplicações como pistões hidráulicos e caldeiras, além de pressão de óleo. Assim, a sua eficiência é garantida e traz muitos benefícios, além de produtividade, em sua aplicação.
Dessa forma, dá pra perceber que as diferenças entre os tubos com costura e sem começam na etapa de produção. Enquanto um tem um processo de fabricação mais barato, viabilizando o seu custo no mercado, o outro tem um processo mais sofisticado e de maior precisão e resistência – o que faz dele ideal para aplicações que exijam essa característica, devido ao seu acabamento sem emendas.
Na hora de escolher entre o tubo com costura e sem costura de aço carbono, é importante levar em consideração as demandas, afinal, só assim será possível adquirir o produto mais adequado para cada necessidade.
Outro detalhe importante é contar com distribuidoras confiáveis, capazes de ajudar durante o processo de compras, entender as suas necessidades e, assim, indicar o tubo ideal para a sua rotina.
Para tubo com costura ou sem, conte com a Coppermetal
Referência no comércio de aço carbono e muitos outros metais, a Coppermetal é sinônimo de alta qualidade em tubo com costura e sem costura, trazendo praticidade para clientes de todo o Brasil!
E não se preocupe se não souber qual das duas alternativas é a melhor para a sua necessidade: o atendimento da Copper tira suas dúvidas e te ajuda a escolher a opção perfeita para potencializar a sua produtividade.
Então não perca mais tempo e fale com quem entende de verdade de metais e suas ligas: Fale com a Coppermetal! É só clicar aqui para entrar em contato.