Tipos de aço automotivo e as vantagens do material para o setor
Os diversos tipos de aço automotivo existentes hoje no mercado são uma consequência da procura cada vez mais ampla e específica por matérias-primas capazes de trazer segurança e durabilidade para os veículos nos dias de hoje.
A indústria automotiva, aos poucos, tem buscado retornar ao patamar anterior à pandemia. Em 2022, o Brasil cresceu mais de 5% na produção nacional, e chegou ao patamar de fabricar 2,37 milhões de veículos, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Uma das principais razões para isso se deve ao fortalecimento da indústria nacional. Em 2023, a expectativa do órgão é que a produção cresça na casa dos 2,2%.
A importância dos tipos de aço automotivo para a indústria
Para garantir esses números surpreendentes, a indústria automotiva exige certo rigor, especialmente em relação aos materiais utilizados na fabricação dos veículos. O aço é uma das principais matérias-primas presente para esse tipo de fabricação, chegando a mais de 50% em alguns tipos de veículos.
Boa parte do metal encontra-se na carcaça, pelo uso de chapas de aço, mas é possível encontrar outras peças como engrenagens, eixos, conexões, válvulas fabricadas com tubos do material.
A razão para o uso dos diferentes tipos de aço automotivo se dá pelo fato da indústria necessitar de um material mais rígido para trazer segurança e dureza, além de melhor desempenho para os veículos.
Características dos tipos de aço automotivo
O aço possui algumas características que o tornam bastante atrativo para esse mercado, tais como:
- Resistência ao desgaste;
- Flexibilidade na fabricação;
- Diferentes formatos e tamanhos;
- Capacidade de absorver energia de colisão;
- Ótimo nível de forjabilidade;
- Elevada resistência à corrosão;
- Material higiênico e de fácil limpeza;
- Resistente a altas temperaturas;
- Alto potencial de soldabilidade;
- Temperabilidade;
- Entre muitas outras.
Quais são os principais tipos de aço automotivo?
Por ser um dos metais mais famosos e acessíveis do Brasil, o aço deriva várias ligas metálicas que são capazes de garantir o sucesso da indústria automobilística.
É importante saber que não são todas as ligas de aço indicadas para a fabricação de veículos. A seguir, separamos os principais tipos de aço automotivo:
Aço carbono
Como o próprio nome sugere, o aço carbono é uma liga metálica que nasce da combinação do aço, carbono e ferro. Uma singularidade desse material, é que ele tem diferentes composições com carbono, que interferem diretamente na sua performance final:
- Baixo carbono: Até 0,30% de carbono na composição;
- Médio carbono: De 0,30% a 0,60% de carbono na composição;
- Alto carbono: De 0,60% a 1% de carbono na composição.
Para a indústria automobilística, o tipo mais comum é o aço de baixo carbono, que é utilizado para chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, e mais.
Dentre as qualidades de produto, as de maior destaque são a alta tenacidade e ductilidade, potencial de usinagem e soldabilidade e o baixo custo de produção.
Aço inox
Outra liga popular entre os principais tipos de aço automotiva é o aço inox, uma liga de ferro e crómio, podendo contar também com níquel, molibdénio e outros elementos, que possuem propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns.
A principal vantagem dessa liga de aço para o setor automotivo é que ela possui resistência à oxidação, o que garante uma maior durabilidade das peças. Outros benefícios que valem ser destacados são:
- Resistente à altas temperaturas;
- Fácil higienização;
- Elevada dureza;
- Material 100% reciclável;
- Altíssima resistência à corrosão.
No segmento automotivo, o aço inox é usado para as peças dos veículos como, por exemplo, escapamentos, além de tornarem os automóveis mais seguros, funcionais e úteis.
Aço-liga
Assim como o aço carbono, o aço-liga possui carbono e ferro em sua composição, mas conta com o reforço de muitos outros metais que o deixam ainda mais fortalecido, como níquel, cromo, manganês, tungstênio, molibdênio, vanádio, silício, cobalto e alumínio.
Com uma combinação tão forte, não é atoa que existe uma série de vantagens que esse tipo de aço automotivo pode oferecer para o segmento:
- Resistência à tração;
- Resistente à corrosão;
- Alta elasticidade;
- Dureza elevada;
- Durabilidade.
Aço ferramenta
Considerado da família de aços especiais, trata-se de uma classe de aços bastante robusta ligada a indústrias de alta performance. Em sua composição há diferentes teores de manganês, silício, cromo, tungstênio e molibdênio – que trazem a esse tipo de aço uma maior resistência mecânica.
A carcaça dos automóveis muitas vezes utiliza esse tipo de aço para a composição, pois essa liga metálica tem as seguintes características:
- Resistência a elevadas temperaturas;
- Ótima tenacidade;
- Resistência ao desgaste;
- Ótimo potencial de usinabilidade;
- Temperabilidade.
Conte com a Coppermetal!
Quer saber mais sobre os tipos de aço automotivos que você pode utilizar na sua indústria? A Coppermetal é distribuidora de metais, ligas metálicas e metais não ferrosos há mais de 30 anos, e está sempre pronta para atender as mais diversas necessidades.
Entre em contato com a gente e solicite um orçamento com um de nossos especialistas!