Aço e alumínio: quais as diferenças?
O segmento industrial está em constante processo de aperfeiçoamento, e dentro dos diferentes setores, matérias-primas de aço e alumínio se destacam por trazer várias possibilidades de aplicações, aliando resistência e qualidade.
Seja para uma indústria de equipamentos pneumáticos ou na construção civil, ambos os metais e suas ligas se mostram necessários, mas vale destacar que possuem características distintas, embora muitas vezes podem competir em uma determinada aplicação.
Exemplo disso é o uso de aço e alumínio na indústria automobilística. No passado, o aço era o protagonista, o que trazia mais resistência à carcaça e um peso elevado para o carro. Atualmente, vários veículos substituem as peças de aço por alumínio, justamente para reduzir o peso e, por consequência, o consumo de combustíveis. Apesar de concorrerem em algumas aplicações, hoje, essa indústria é um exemplo de aliança entre ambos os metais.
Quais as diferenças entre aço e alumínio?
Peso, durabilidade, resistência e até sustentabilidade são algumas das características que diferenciam o aço e o alumínio.
Apesar de muito semelhantes na aparência, aço e alumínio são metais distintos que possuem características próprias. O primeiro é bastante utilizado na construção civil e de peças industriais, enquanto o segundo está relacionado com projetos da indústria automobilística.
Abaixo, confira mais características sobre cada um deles.
Características do aço
- Excelente maleabilidade;
- Boa resistência;
- Boa condutividade térmica;
- Peso 7,8 kg/cm³
- Grande resistência à ruptura.
Existem dois principais tipos de aço: o carbono e o inox. Esses também possuem características específicas:
Aço inox
Quando se compara aço e alumínio, o aço inox é um dos mais confundidos por se tratar de uma liga metálica que nasce da combinação do aço com ferro, crômio e podendo haver também níquel, molibdénio e outros elementos, o que traz uma coloração mais clara e semelhante ao alumínio.
Essas são suas características específicas, bem como as aplicações:
- Resistência a altas temperaturas;
- Fácil higienização;
- 100% reciclável;
- Elevada durabilidade;
- Alta resistência à corrosão.
Várias indústrias utilizam o aço inox, principalmente para utensílios domésticos; equipamentos hospitalares, produção de peças para veículos, construção civil, indústria alimentícia, produtos químicos e de petróleo.
Aço carbono
Como o próprio nome sugere, essa liga de aço é combinada com carbono, e pode apresentar diferentes características de acordo com o nível do segundo elemento na composição.
Baixo carbono (Até 0,30%)
- Baixa resistência e dureza;
- Alta tenacidade e ductilidade;
- Baixo custo;
- Ótimo potencial de usinabilidade e soldagem.
Pode ser usado na indústria automobilística por meio de chapas, bem como no formato de placas para a fabricação de tubos e até construção civil.
Médio carbono (De 0,30% a 0,60%)
- Maior resistência e dureza;
- Menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono;
- Pode receber tratamento térmico de têmpera e revenimento.
A aplicação desse aço pode ser em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas que necessitem de elevadas resistências mecânicas e ao desgaste e tenacidade.
Alto carbono (De 0,60% a 1%)
- Maior resistência e dureza;
- Menos ductilidade em comparação aos anteriores;
- Na maior parte das vezes, são comercializados temperados ou revenidos.
Sua aplicação está mais voltada para talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.
Características do alumínio
Entre aço e alumínio, o metal mais utilizado no mundo todo é o segundo. Isso porque ele traz uma série de benefícios que garantem mais leveza e sustentabilidade para diversos projetos.
Além disso, outro fator importante é que o alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Essas são suas principais características:
- Alta maleabilidade;
- Propriedades antimagnéticas;
- Excelente condutibilidade elétrica e térmica;
- Resistência à corrosão;
- Infinitamente reciclável;
- Peso: 2,70 g/cm3 – aproximadamente 35% do peso do aço.
Conte com a Coppermetal para encontrar aço e alumínio de qualidade
Ainda em dúvida sobre aço e alumínio? A Coppermetal trabalha com ambos os metais há mais de 30 anos e oferece um atendimento personalizado para ajudar a sua empresa a encontrar a melhor opção para o seu projeto.
Entre em contato e solicite um orçamento personalizado junto aos nossos consultores.