Armazenamento de chapas de aço: como fazer corretamente?
A gestão do estoque é algo de grande importância para as indústrias, tanto em relação à organização e garantia dos materiais disponíveis, como também para preservar sua integridade e manter a qualidade. Quando falamos do armazenamento de chapas de aço, isso não é diferente.
O aço é um metal bastante robusto, mas que precisa de um armazenamento correto para desempenhar suas funções na indústria e evitar corrosão ou desgaste. As chapas de aço, por sua vez, são amplamente utilizadas em diversos segmentos da indústria e na construção civil – ambos setores que necessitam de máxima durabilidade.
Por essa razão, fazer o armazenamento de chapas de aço se torna algo fundamental para as indústrias reduzirem gastos e terem uma matéria-prima conservada. Continue no artigo e entenda mais!
Características das chapas de aço
Chapas de aço são produtos planos de aço que são fabricados em uma variedade de espessuras e dimensões. Elas são produzidas por meio de um processo de laminação a quente ou a frio e têm uma ampla gama de aplicações devido à sua resistência, durabilidade e versatilidade.
Essas chapas podem ser usadas em diversos setores industriais, incluindo construção civil, fabricação de automóveis, fabricação de máquinas e equipamentos, indústria naval, eletrodomésticos, entre outros. As chapas de aço estão disponíveis em diferentes tipos, como chapas laminadas a quente, chapas laminadas a frio, chapas galvanizadas (revestidas com zinco para resistir à corrosão), chapas revestidas (com materiais como tinta, polímeros ou outros metais), entre outros.
As principais características das chapas de aço são:
- Elevada maleabilidade;
- Durabilidade;
- Elasticidade;
- Boa resistência;
- Boa condução térmica.
Boas práticas para o armazenamento de chapas de aço
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as chapas de aço e suas aplicações, vamos mostrar um passo a passo de como realizar o armazenamento de chapas de aço bastante simples e que vai ajudar a sua empresa a ter matéria-prima com máxima qualidade. Confira a seguir!
Escolha um local sem umidade
Exceto no caso do aço inox, as chapas de aço podem sofrer o processo chamado de “corrosão”. Para evitá-lo, é fundamental deixar a chapa armazenada em um local que não tenha umidade ou mofo – já que esse segundo é um indicativo de umidade no ambiente.
Não deixe a chapa de aço no chão
Um dos erros mais comuns na hora de fazer o armazenamento de chapas de aço é deixá-las no solo. Contudo, este local costuma ter a passagem de pessoas e ser sujo, o que pode acabar danificando o seu produto. Opte por colocá-las em estantes ou em pallets.
Lembre-se de evitar locais muito altos, já que uma altura adequada evita quedas e danos as chapas armazenadas abaixo. Além disso, ao separar nas estantes ou pallets, distribua o peso uniformemente.
Espaço bem ventilado
Uma das dicas para evitar umidade, é contar com uma boa ventilação e uma temperatura agradável. Deve-se também fazer um acompanhamento dessa temperatura junto com a umidade para que não ocorra o ponto de orvalho, evitando assim a corrosão do material.
Evite o contato com outros metais
Cada metal é único e alguns são mais corrosivos do que outros. Por essa razão, o ideal é deixar as chapas de aço armazenadas de maneira isolada, pois o contato com outras peças pode desgastá-las e reduzir a sua performance.
Para todos os passos, é importante fazer um acompanhamento constante de todo o armazenamento. Isso porque chapas de aço podem se danificar com o tempo, além de problemas em todo o espaço, como possíveis vazamentos.
Principais cuidados no armazenamento da chapa de aço
- Evite contato da chapa com o solo para evitar a contaminação e redução de suas propriedades;
- Proteção contra umidade, uma vez que ela pode reduzir sua durabilidade e ocasionar em corrosão;
- Separe o material de outros tipos de chapa, para evitar riscos e danos superficiais;
- Proteja contra intempéries para evitar contaminação e possíveis danificações;
- Manipule as chapas de aço de forma cuidadosa, já que possíveis danos pode estragar a peças.
Conte com matéria-prima de qualidade
Além do armazenamento de chapas de aço ser feito de maneira correta, é fundamental procurar por fornecedores de qualidade e que ofereçam matérias-primas certificadas. Isso garante que suas aplicações sejam mais assertivas e com maior durabilidade.
A Coppermetal é uma distribuidora de metais há mais de 30 anos, e comprova a sua qualidade através da certificação ISO 9001, a mais importante do segmento para fornecedores de aço.
Conte com todo o nosso suporte para encontrar a matéria-prima perfeita para a sua empresa, com máxima qualidade e ainda toda a ajuda da nossa equipe para dar dicas de armazenamento e sanar quaisquer outras dúvidas.
Converse com nossa equipe e solicite um orçamento!