Tudo sobre a reciclagem do aço
Você sabia que o aço é um dos materiais mais reciclados no mundo? A reciclagem do aço não apenas conserva recursos naturais e energia, mas também oferece um novo ciclo de vida para este valioso material.
A cada ano, milhões de toneladas de aço são recicladas e transformadas em novos produtos, evidenciando o seu papel fundamental na economia circular. Para as empresas que utilizam aços e metais em sua produção, isso representa uma oportunidade de otimizar custos e fortalecer suas práticas ambientais.
No Brasil, cerca de 30% do aço consumido é proveniente da reciclagem, o que mostra que esta prática ainda possui uma grande margem de crescimento.
Continue no artigo e entenda todos os aspectos da reciclagem do aço, desde sua importância
ambiental e econômica até o processo pelo qual o material é reutilizado.
A importância da reciclagem do aço
A reciclagem do aço possui grande importância, tanto para o meio ambiente quanto para as indústrias, principalmente na já citada redução de custos, além de também impulsionar a economia.
De acordo com o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço, uma tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 454 Kg de carvão e 18 Kg de cal. Além disso, essa mesma quantidade de aço pode economizar até 70% do consumo de energia em relação ao material virgem.
Já para o setor econômico, a reciclagem do aço impulsiona a criação de novos empregos, seja dentro das empresas ou nas cooperativas. Além disso, essa prática pode tornar o material mais acessível ao consumidor, devido aos menores custos envolvidos.
Por fim, a reciclagem do aço também tem extrema importância na sustentabilidade. Atualmente, ela atende a 26% das necessidades do mercado e, ao aumentar esse número, será possível elaborar ações mais eficazes contra mudanças climáticas, por exemplo.
Etapas da reciclagem do aço
A reciclagem do aço possui 5 etapas cruciais. Ao entender esse processo, percebe-se a incrível capacidade deste material de ser reaproveitado sem perda de qualidade. Confira abaixo o passo a passo:
1. Coleta de materiais
Após o aço ser utilizado, ele é coletado por empresas especializadas ou cooperativas e encaminhado para a reciclagem. Vale ressaltar que essa etapa só ocorre quando o mesmo é descartado corretamente, como através da coleta seletiva ou de recolhimento de empresas através da logística reversa.
2. Centro de triagem
Nesse centro, os materiais são separados de acordo com o tipo (aço carbono ou inox) e qualidade apresentada, para então serem preparados.
3. Etapa de preparação
Neste estágio, o aço é limpo, prensado e triturado em pedaços menores, o que facilita o manuseio e otimiza o derretimento. A eficiência dessa fase é crucial, visto que a qualidade do material coletado influencia diretamente na economia de energia durante o refino.
4. Derretimento do metal
Após ser preparado, o material triturado é levado ao alto-forno, onde altas temperaturas transformam o metal em líquido. Esse processo remove as impurezas e permite que o aço seja moldado novamente. Este é um momento chave da reciclagem do aço, pois as técnicas empregadas aqui impactam diretamente na qualidade do produto final.
5. Solidificação e moldagem
Por fim, ocorre a solidificação e moldagem. O aço líquido é despejado em moldes para criar novos produtos ou barras que serão processadas pela indústria. O metal derretido possui alta flexibilidade para atender aos diversos segmentos, como construção civil e automobilístico.
Benefícios da reciclagem do aço
A reciclagem do aço, além dos já citados benefícios, pode auxiliar na preservação ambiental evitando a necessidade de extrair mais matéria-prima do meio ambiente e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Por ser um metal com diversas aplicações, a prática permite que as empresas aumentem a sua competitividade.
Abaixo listamos outros benefícios dessa prática:
- Menor geração de resíduos;
- Redução da poluição da água, do ar e do solo;
- Promoção da inovação e do desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem;
- Fortalecimento da economia circular;
- Conscientização da importância da reciclagem de outros materiais;
- Qualidade de vida para a população.
A reciclagem do aço também está inteiramente ligada ao desenvolvimento sustentável, o que reflete em diversos projetos e iniciativas, desde programas educacionais até em novas ações promovidas pelo setor público e privado.
A Coppermetal auxilia no crescimento sustentável
Como vimos, a reciclagem do aço possui extrema importância, tanto para as empresas envolvidas quanto para a economia e o meio ambiente.
Nós, da Coppermetal, sabemos da importância do aço e do seu processo de reciclagem. Por isso, como uma das principais distribuidoras do metal no país e na América Latina, temos como objetivo fortalecer o desenvolvimento sustentável e reduzir os impactos no meio ambiente.
Para saber mais sobre como podemos ser sua parceira estratégica ou temas relacionados à sustentabilidade do aço, entre em contato com a nossa equipe!