Os principais benefícios de utilizar o aço na construção civil
Utilizado em obras desde o Século 18, o aço vem se tornando uma tendência cada vez maior no setor da construção civil. Entre os principais benefícios deste tipo de material está, por exemplo, o fato de ser 30% mais leve que o concreto, além de sua maior durabilidade, sustentabilidade, ductilidade (sofre menos deformação) e menor custo de manutenção.
De acordo com o Instituto de Engenharia, existem mais de 3 mil tipos de aço, sendo alguns exclusivos para a construção civil. A liga metálica, formada a partir de Ferro (Fe), Carbono (C) e outros componentes químicos, sobretudo as com maior percentual de carbono (a partir de 0,6%), estão entre os materiais mais resistentes e duráveis produzidos em larga escala pelo ser humano.
O metal possui inúmeros usos dentro da engenharia, servindo como matéria-prima na confecção de vigas, pilares, chapas, barras, canos, tubos, perfis e até telhas. Em construções, pode aparecer tanto em edificações, para a montagem de uma estrutura-base, quanto na forma de armaduras, como complemento ao concreto armado.
Entre os exemplos de prédios construídos com o material está o famoso Empire State Building, uma das maiores obras arquitetônicas da cidade de Nova Iorque. Para erguer o arranha-céu de 381 metros, que já foi o maior dos Estados Unidos, os engenheiros utilizaram mais de 60 mil toneladas de aço.
No Brasil, o material, assim como toda a indústria da construção civil, sofreu com a crise no setor. Mas atualmente a indústria vem retomando o crescimento. Segundo reportagem da “Agência Brasil”, a produção brasileira de aço bruto cresceu 24% no primeiro semestre de 2021. O país, aliás, ocupa a nona posição entre os 10 maiores produtores de aço do mundo, produzindo cerca de 31 milhões de toneladas do metal por ano.
Benefícios do aço na construção civil
Por ser um material forte, mas ao mesmo tempo leve, flexível, versátil e econômico, as estruturas metálicas surgem como uma alternativa às de concreto armado na construção civil. Entre os principais benefícios do uso desta liga podemos citar, por exemplo, o melhor aproveitamento de espaço, a redução de custos, a maior precisão estrutural, mais liberdade em projetos e o menor impacto ambiental.
Melhor aproveitamento de espaço
Com um número cada vez maior de prédios em grandes centros, o espaço para novas construções fica restrito. Sendo assim, o aço leva vantagem sobre o concreto armado por ser 30% mais leve, reduzindo, portanto, a carga das fundações. Os pilares e as vigas feitos a partir da liga metálica apresentam a mesma resistência do concreto com um tamanho substancialmente menor, aumentando a área útil do projeto arquitetônico.
Redução de custos com a obra
Como as indústrias podem fabricar peças ainda no processo de fundição, as estruturas metálicas já vêm pré-moldadas, reduzindo os custos com pessoal. Somando à independência climática em relação às chuvas e a grande quantidade do material ofertada no mercado nacional, o aço pode reduzir em até 25% o tempo para conclusão de uma obra, de acordo com Instituto de Engenharia, o que permite que as construtoras aumentem o número de clientes em um mesmo período. Além disso, o material, por ser totalmente reciclável, evita desperdício.
Maior precisão estrutural
Diferente das estruturas de concreto, medida em centímetros, as estruturas metálicas são medidas em milímetros, garantindo uma maior precisão e uma menor margem de erro.
Mais liberdade para inovar
A leveza, versatilidade e flexibilidade do aço também permitem aos arquitetos inovações em grandes construções. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), por exemplo, conta um grande vão livre de 76 metros que só pôde ser construído por conta de uma estrutura metálica. Da mesma forma que estádios, pontes e coberturas de grandes vãos, que costumam chamar pelo design arrojado e a ousadia na construção, também construídos com estas estruturas.
Alta durabilidade e baixo custo de manutenção
Devido a ductilidade do material, estruturas metálicas não se deformam com facilidade. Também são bastante resistentes à passagem do tempo e às intempéries. Se combinadas a revestimentos ou pintura, pode prolongar bastante a sua vida útil, evitando, assim, o desperdício e necessitando de um baixo custo de manutenção.
Menor impacto ao meio ambiente
As estruturas metálicas causam menor impacto ambiental principalmente porque reduzem a necessidade de utilização de madeira e a emissão de particulados durante o processo de produção. O minério de ferro, componente utilizado para a produção do aço, também se encontra em abundância na natureza, fazendo com que ele seja custoso ao planeta.
Coppermetal é a sua fornecedora de aço e metais
Quando procurar por ligas metálicas para sua obra, a Coppermetal tem a solução ideal para você. A nossa equipe altamente treinada e especializada está sempre pronta para te oferecer cortes sob medida, materiais de excelência e o melhor custo-benefício com distribuição em toda a América Latina.
Solicite hoje mesmo um orçamento personalizado e comprove nossas vantagens.