Diferenças entre o aço laminado a frio e a quente
O aço é um material usado em abundância em diferentes segmentos industriais. A fabricação do produto passa por diversas etapas, uma delas é a laminação. Surgem, então, dois principais tipos de material: o aço laminado a frio e a quente.
O processo de laminação consiste em uma conformação mecânica em que o metal passa por pares de cilindros para reduzir sua uniformidade e espessura. Você já deve ter percebido que existem vários tipos de chapas de aço, cada uma com espessura específica. Esse processo é o que está por trás desse resultado.
Existem diferenças marcantes entre o aço laminado a frio e a quente. Cada um deles é usinado de maneira diferente. Como o próprio nome sugere, o primeiro é aquecido e resfriado posteriormente, enquanto o segundo é apenas submetido em elevadas temperaturas.
Parece um simples detalhe, mas tem a capacidade de mudar bastante a aparência do produto final. Em termos práticos, o aço laminado a quente apresenta uma superfície mais rugosa com bordas ligeiramente arredondadas. Já no aço laminado a frio, a superfície é mais lisa e suas arestas afiadas.
Esse aspecto muda de maneira drástica a aplicação do aço nas diferentes indústrias. Vários formatos podem ser laminados, como barras, chapas, buchas e tarugos. As indústrias de tubo, por exemplo, são grandes entusiastas desses tipos de aço.
É importante entender que a laminação é um processo de modelagem do metal e de suas ligas metálicas, não exclusivo só para o aço. O processo é semelhante ao de abrir uma massa de pizza. Mas no lugar de só “afinar” o material, o benefício está em potencializar as propriedades mecânicas na matéria final.
Maior resistência, elasticidade e alongamento do material são algumas das vantagens possíveis de citar que o processo de laminação permite. A seguir, separamos tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento e quais diferenças apresenta.
O que é laminação a quente no aço?
O aço de laminação a quente é um material submetido a um processo de usinagem que acontece em temperaturas acima de 1.000ºC (e terminando entre 700ºC a 900ºC). Ao passar por esse processo, o aço se torna mais flexível, e tem maior facilidade de ser moldado se comparado ao aço mais frio.
Após esse procedimento, o aço é levemente resfriado para eliminar o risco de tensões no material decorrentes da têmpera ou do endurecimento. Nesse momento, esse material encolhe, tornando seu tamanho e formato final menos previsíveis que o aço laminado a frio.
A vantagem da laminação a quente é que ela permite variados formatos e peças. A usinagem pode ser adotada, inclusive, para criação de peças grandes. A textura, que costuma ser mais rugosa, pode ser removida com algumas técnicas, como decapagem, esmerilhamento ou jato de areia.
Aplicação do aço laminado a quente
O aço laminado a quente apresenta diversos benefícios como maleabilidade, maior ductilidade e tenacidade. Por essas características, o material costuma ser mais fácil de ser moldado e é usado em componentes estruturais. Confira a seguir onde ele pode ser aplicado:
- Vigas I;
- Máquinas agrícolas;
- Chapas de metal;
- Canos e tubos;
- Portas;
- Prateleiras;
- Trilhos;
- Peças de vagões ferroviários;
- Entre outros.
O que é aço laminado a frio
O aço laminado a frio tem um processo diferente em relação a temperatura (como o próprio nome já deixa subentendido). O procedimento também acontece fazendo uso de um rolo, mas, dessa vez, a temperatura é ambiente.
O aço laminado a frio costuma ser até 20% mais resistente se comparado ao que passou por laminação a quente. O aço também não costuma encolher, porque não passa pelo processo de resfriamento e em relação a estética, ele acaba sendo mais atrativo.
A laminação a frio aumenta a resistência e a dureza do aço e reduz sua ductilidade, ou seja, é menos flexível que a laminação a quente.
Aplicação do aço laminado a frio
Pelo acabamento liso e a dureza elevada, a aplicação do aço laminado a frio é mais abrangente e compõe boa parte dos itens que utilizamos no dia a dia. A decoração é um segmento que usa bastante esse tipo de aço. Confira a seguir mais exemplos de aplicação:
- Barras;
- Tiras metálicas;
- Móveis de metal;
- Armários de metal;
- Varas;
- Recipientes metálicos;
- Frigideiras e panelas;
- Gabinetes para computadores.
Onde encontrar aço laminado a frio e a quente?
O processo de laminação, tanto a quente como a frio, é bastante delicado e fundamental para garantir a qualidade do metal. Buscar uma empresa que siga os rigorosos padrões de exigência para peças metálicas é um primeiro passo para ter certeza que está adquirindo um produto durável.
A Coppermetal, por exemplo, trabalha há mais de 30 anos oferecendo metais e ligas metálicas para seus clientes. A empresa tem sua confiabilidade confirmada pelo certificado ISO 9001, uma das maiores garantias para empresas que trabalham nesse segmento. Quer saber mais sobre qual o melhor aço para a sua empresa? Entre em contato agora mesmo que uma pessoa do nosso time de atendimento dará todo o suporte!