O uso do aço na Indústria Agrícola
A indústria agrícola é responsável por mais de 50% de tudo que é exportado no Brasil. De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o segmento cresceu mais de 8% em 2021, e alcançou a participação de 27,4% no PIB brasileiro.
Os números são impressionantes e o agronegócio conta com diversos fatores que colaboram para o seu sucesso. A presença do aço na indústria agrícola é um deles.
O aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono – duas matérias-primas que, juntas, possuem excelente dureza e resistência às elevadas temperaturas (sendo capaz de aguentar mais de 1.000ºC).
Até os dias de hoje, o aço tem um grande reconhecimento por sua força e dureza. É comum ouvirmos alguém dizer “deve ser feito de aço” quando quer se referir a algo forte, firme e resistente. Por isso, nada mais justo que essa matéria-prima ser explorada para fomentar o agronegócio.
Qual o papel do aço na indústria agrícola?
Muitos pensam que o aço está presente apenas no chão de fábrica, nas construtoras, mas a verdade é que o agronegócio precisa (e muito) dessa liga metálica para operar.
A indústria agrícola necessita de equipamentos potentes e resistentes para conseguir manter seu nível de produtividade. O aço entra em cena da agricultura até a agropecuária, especialmente na fabricação de maquinários agrícolas.
Nos maquinários que auxiliam na plantação e colheita de grãos, legumes, verduras, frutas, construção de granjas e até mesmo nos galpões para armazenagem, o aço está presente.
Não é exagero dizer que a indústria agrícola é uma das maiores consumidoras deste metal, já que todas as etapas precisam da liga de uma ou outra maneira.
A rotina no campo está cada vez mais produtiva e ágil para ser capaz de dar conta de toda a demanda exigida. O aço é capaz de compor como matéria-prima diversos equipamentos que têm o papel de trazer essa agilidade para as fazendas.
Plantação e colheita
A plantação e a colheita representam duas etapas fundamentais para a indústria agrícola. O aço está presente nos arados dos tratores que ajudam no preparo da terra que irá receber a semente, deixando o solo mais descompactado.
Já a colheita conta com ceifadeiras e colheitadeiras, em que o aço também está presente, apoiando especialmente para dar mais segurança e garantir máximo aproveitamento dos produtos.
Armazenagem e separação
Os armazéns que vão acolher os itens plantados e devidamente colhidos também merecem atenção e esses galpões são geralmente formados por aço, pois oferecem maior proteção e não correm o risco de serem corroídos ou enferrujados.
O que esperar do uso do aço na indústria agrícola?
O crescimento do agronegócio faz com que a necessidade do aço se torne ainda maior. Com a alavancada do setor em 2022 em relação a 2021 já é uma realidade e muitos fabricantes de máquinas agrícolas estão cada vez mais em busca do aço de qualidade para fabricarem seus equipamentos.
Chapas de aço, perfis, tubos, entre outros formatos são procurados por fabricantes e a demanda deve crescer ainda mais.
Por essa razão, os cuidados precisam ser ainda maiores. Buscar por ligas metálicas para a indústria agrícola tem um alto grau de exigência, visto que os equipamentos precisam de uma vida útil elevada.
A Coppermetal oferece aço e outras ligas metálicas de qualidade, e é certificada pela norma ISO 9001, a preço acessível e com atendimento rápido, entregando materiais em todo Brasil.
Se a sua empresa precisa de aço para fabricação, aqui é o lugar certo! Entre em contato agora mesmo com nossa equipe de atendimento e solicite um orçamento!