Tudo sobre o aço SAE 1045
Os aços são metais altamente versáteis e úteis dentro de empresas e indústrias espalhadas pelo mundo, contribuindo para a eficiência de uma série de processos. Nesse cenário, muitas ligas podem ser usadas com diversas finalidades, sendo o aço SAE 1045 uma das principais e mais conhecidas.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
Essa liga é composta basicamente de carbono, manganês, fósforo, enxofre e ferro e pode passar por diversos processos, conforme as necessidades. Confira alguns dos principais abaixo.
Recozimento: em peças forjadas pequenas, o recozimento deve ser realizado em uma temperatura que varia entre 790-870ºC e, após isso, é necessário fazer o resfriamento do forno (a 28°C por hora e 650ºC de imersão e resfriamento a ar).
Forjamento: o aço SAE 1045 pode ser forjado entre uma temperatura de 1205ºC até 900-925ºC. Essa variação é ocasionada por diversos fatores, incluindo a complexidade da peça forjada e até mesmo a redução geral durante esse processo. Portanto, é importante observar as necessidades individuais do trabalho para conseguir fazer o forjamento adequado e, assim, oferecer o resultado esperado.
Endurecimento: quando falamos em endurecimento, falamos em um processo que deve ter a temperatura de austenitização por volta de 800-845ºC – além de têmpera de água ou óleo. O endurecimento, quando feito por chama e indução, é realizado aquecendo rapidamente e, em seguida, extinguindo a água ou o óleo. Após, é necessário fazer tratamento de têmpera.
Têmpera: após o endurecimento comum, a têmpera da água ou do óleo é realizada entre 400-680ºC, fornecendo, assim, todas as propriedades mecânicas necessárias, conforme as demandas de cada aplicação.
A importância do aço SAE 1045
1. Resistência e durabilidade
O aço SAE 1045 é conhecido por sua alta resistência mecânica, o que o torna ideal para aplicações industriais que requerem materiais resistentes e duráveis.
2. Versatilidade
O aço SAE 1045 possui propriedades mecânicas adequadas para uma ampla variedade de aplicações industriais, desde componentes de máquinas até estruturas metálicas. Sua versatilidade permite que seja utilizado em diversos setores, como automotivo, construção civil, petróleo e gás.
3. Usinabilidade
Esse tipo de aço apresenta boa usinabilidade, ou seja, é facilmente trabalhado por processos de usinagem, tais como torneamento, fresamento e furação. Isso o torna um material de escolha para a fabricação de peças complexas ou personalizadas.
4. Disponibilidade
O material é amplamente disponível no mercado, facilitando o acesso e aquisição pelos fabricantes e indústrias. Sua ampla disponibilidade permite o planejamento e controle de estoque mais eficiente, além de garantir um fornecimento constante para as operações industriais.
5. Padronização
O material segue normas e especificações técnicas estabelecidas, garantindo que as propriedades e características do deste aço sejam consistentes. Isso facilita a padronização dos processos industriais, o dimensionamento correto das peças e a qualidade dos produtos finais.
6. Custo-benefício
O aço SAE 1045 apresenta um bom equilíbrio entre custo e desempenho. É uma opção acessível em comparação a ligas mais sofisticadas, enquanto ainda oferece características mecânicas adequadas para muitas aplicações industriais. Isso pode resultar em redução de custos na produção, sem comprometer a qualidade do produto final.
7. Soldabilidade
Este material possui boa soldabilidade, o que facilita a sua junção a outros materiais por meio de processos de soldagem, como soldagem a arco elétrico, soldagem a laser ou soldagem por resistência. Isso proporciona maior flexibilidade no projeto e na fabricação de componentes.
Principais aplicações do aço SAE 1045
Por sua resistência mecânica superior se comparada aos aços convencionais, o aço SAE 1045 é largamente aplicado na fabricação de peças industriais de forma geral, como eixos, bielas, pinos, catracas, barras de torção, parafusos, pernos, engrenagens leves, aríetes, rolos, catracas, soquetes, haste de guia, entre outros.
Os setores que mais se beneficiam dessa liga são a indústria automotiva e o setor agrícola, permitindo a criação de diversos componentes usados regularmente na rotina.
Além disso, o aço SAE 1045 é um aço de beneficiamento, muito usado na construção mecânica por aliar as principais propriedades que essa aplicação necessita.
Outras características do aço SAE 1045
O aço SAE 1045 tem boa relação entre resistência mecânica e à fratura, podendo ser comercializado em diversos formatos, sendo os principais:
- Bobinas;
- Chapas
- Barras quadradas;
- Barras Redondas;
- Barras sextavadas;
- Barras chatas.
Além disso, pode receber acabamento de laminação a frio ou a quente, bem como de trefilação – de acordo com o formato e outras características particulares. Isso pode fazer toda a diferença para o desempenho geral da liga, conforme sua aplicação, portanto, é importante estar atento a essa característica – e entender como ela pode potencializar a performance do metal.
Onde encontrar aço SAE 1045?
Parte da eficiência do aço SAE 1045 está em quem o comercializa, garantindo seu máximo desempenho, características positivas e também a variedade em seus formatos.
A Coppermetal, por exemplo, é uma fornecedora confiável de aço SAE 1045, entre muitas outras ligas de aço carbono – e de metais em geral. Sua experiência de mais de 3 décadas fez dela uma referência nesse setor, tornando-se a escolha número 1 de muitas empresas e indústrias espalhadas pelo Brasil.
Toda essa responsabilidade é refletida na preocupação que a Coppermetal tem em oferecer apenas o melhor, algo comprovado recentemente com a nota 10 em todos os processos da ISO 9001:2015 que a empresa recebeu no segundo semestre de 2022, aumentando sua credibilidade e contribuindo para que clientes de todo o país tenham o que há de melhor em aços e ligas metálicas.
Não perca mais tempo e fale com quem realmente entende de ligas metálicas: fale com a Coppermetal. Clique aqui e entre em contato!