A aplicação da bobina de aço carbono
O aço carbono é muito útil, sendo possível encontrá-lo em diferentes formatos, como em bobina de aço carbono, capaz de ser trabalhada de diversas formas, conforme a necessidade de cada aplicação.
A bobina feita desse aço pode ser perfilada, cortada e até mesmo disposta em barras de tamanhos diferentes, o que faz dela perfeita para ser trabalhada de diversas maneiras. Além disso, o enrolamento do aço permite que o desenrolar seja feito com mais facilidade.
Atualmente, as bobinas podem ter diferentes acabamentos, como laminação a frio, a quente, galvanizado, entre muitos outros. Entretanto, é importante mencionar: quando a bobina deste aço sai da usina, como matéria-prima, é comercializada sempre em laminação a quente, que é o acabamento padrão. Após isso, ela pode passar pelos outros processos de acabamento.
Bobina de aço carbono laminada a frio e a quente
O tipo de acabamento da bobina de aço carbono pode interferir diretamente nas propriedades que ela oferece em suas aplicações. Quando ela é laminada a frio, por exemplo, após recozer o aço e induzi-lo às baixas temperaturas, a estrutura recupera a sua maleabilidade e também resistência.
Na laminação a frio, o aço carbono tem maior nobreza para diversas aplicações, que são normalmente no setor automotivo, em peças, e também em eletrodomésticos de linha branca.
Já a bobina de aço carbono laminada a quente tem na excelente resistência mecânica uma das suas principais características. Além disso, a ótima resistência à corrosão atmosférica também se torna protagonista quando falamos desse tipo de acabamento, permitindo seu uso em setores da indústria, inclusive o automotivo pela sua boa capacidade de soldagem e pintura.
Bobinas laminadas a quente são principalmente usadas para móveis, peças de equipamentos e maquinários diversos, tubos e estruturas de forma geral.
As principais vantagens da bobina de aço carbono
Por sua boa maleabilidade, a bobina de aço carbono conta com boas características de conformação, além de ser adequada para prensagem e dobragem. Pode ser trabalhada de diferentes maneiras e proporciona muita flexibilidade.
Além disso, as bobinas contam com a maior parte dos benefícios do aço carbono em si, sendo alguns deles:
- Manutenção facilitada
- Simplicidade no transporte
- É relativamente leve;
- Tem um excelente custo-benefício.
Onde as bobinas podem ser aplicadas?
Além de eletrodomésticos de linha branca e na indústria automotiva, a bobina de aço carbono pode ser aplicada também no setor naval, na indústria agrícola, indústria eólica e na construção civil. Neste último setor, o aço é aplicado em coberturas e telhados. Sua boa resistência faz desse aço muito indicado nesse segmento, inclusive, já que assegura um bom desempenho.
Outras aplicações das bobinas são em componentes elétricos e luminárias, quando seu acabamento é laminado a frio, trazendo a estabilidade e resistência que essas aplicações precisam.
Pelas diversas características positivas do aço carbono e do seu formato em bobinas, a gama de aplicações é cada vez maior. É possível trabalhar com muita flexibilidade e garantir que as necessidades do seu processo sejam supridas.
Ligas da bobina de aço carbono
Atualmente, é possível encontrar bobinas em diferentes ligas metálicas, nos mais variados acabamentos. A Coppermetal disponibiliza bobinas nas ligas:
- SAE-1006 a 1045, EM, EP, EEP, LN28, LNE26, LNE38 laminados a frio;
- SAE-1006 a 1045, EM, EP, EEP, LN28, LNE26, LNE38 laminados a quente;
- Bobina xadrez: A36, A283C, A285C, A516G 60/70, CO-AR-COR 500, COSAR 50/60, SAC-50, SAR-60, RST-37.2, RTS-52-3, COMERCIAL.
Baixo, médio e alto carbono
O aço carbono pode ser de baixo, médio ou alto carbono, conforme a quantidade dessa substância no aço. Abaixo, confira mais sobre as diferenças.
Baixo carbono: possui até 0,30% de carbono na composição. Tem baixa resistência e dureza, alta tenacidade e ductilidade, além de ser usinável e soldável. Tem baixo custo de produção.
Médio carbono: de 0,30% até 0,60% de carbono. Tem maior resistência e dureza, menor tenacidade e ductilidade se comparado ao baixo carbono e pode receber tratamento térmico de têmpera e revenimento.
Alto carbono: de 0,60% a 1% de carbono. Maior dureza e resistência se comparado aos outros dois, mas tem menos ductilidade entre os aços carbonos. São, normalmente, temperados ou revenidos.
A bobina de aço carbono pode ser feita com o aço de baixo, médio ou alto carbono. É importante ficar atento na hora de adquirir para garantir que o produto supra as demandas que estão sendo pensadas para ele.
Fale com a Coppermetal e tenha bobina de aço carbono de alta qualidade
Aliando bom custo e extrema qualidade, a Coppermetal comercializa bobina de aço carbono nas ligas já citadas durante o texto, mas também em muitas outras! Sua capacidade produtiva permite oferecer aos seus clientes um leque de possibilidades para que ele compre exatamente aquilo que precisa.
Além disso, todo o aço carbono da Coppermetal segue os rigorosos padrões de qualidade, certificados pela ISO 9001:2015, norma na qual nós fomos nota 10 em todos os processos agora no segundo semestre de 2022.
Faça um bom negócio: conte com a Coppermetal e adquira bobina de aço carbono, entre outros tipos de aço e metais, com a garantia do seu bom desempenho, preço justo e prazo de entrega eficiente.
Para saber mais, é só entrar em contato conosco clicando aqui!