Bobinas de cobre: benefícios e aplicações
O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo todo, ocupando a terceira posição e ficando atrás apenas do ferro e do alumínio. O motivo para isso está em seu excelente potencial elétrico e flexibilidade para aplicações diversas em diferentes formatos, como o caso das bobinas de cobre.
Apesar de ser um metal popular, o cobre também se destaca por seu valor e qualidade, especialmente em projetos que necessitam de um bom condutor de eletricidade.
A qualidade do cobre já é senso comum. Mesmo entre aquelas pessoas que não são familiarizadas com o ambiente industrial, com certeza já ouviram falar em elementos de cobre que são altamente qualificados, como os fios de cobre usados para postes de rua, sendo esta uma de suas principais aplicações.
As bobinas de cobre não fogem à regra, pois são eficientes para diferentes tipos de trabalho, especialmente em aterramentos, blindagens eletromagnéticas e drenagens elétricas.
A verdade é que existem inúmeras aplicações que o cobre pode apresentar. Atualmente, muitas indústrias estão investindo nesse material porque, além do elevado potencial de condução elétrica, ele possui também bastante resistência ao desgaste por fricção, o que o torna um insumo muito utilizado em mancais e engrenagens.
Outra vantagem também está relacionada à sustentabilidade, já que diversos especialistas já apontaram o material como o metal chave para a economia verde.
Para saber mais sobre as bobinas de cobre, aplicações e os principais benefícios de investir nesse metal, continue a leitura dos tópicos a seguir!
O que são bobinas de cobre?
As bobinas de cobre também são conhecidas como bobinas elétricas. Como o próprio nome sugere, a principal característica desse produto é ser capaz de armazenar a energia elétrica de um campo magnético, para dessa forma, levar a eletricidade de um local para o outro.
É importante frisar também, que as bobinas de cobre são conhecidas como solenóides ou indutores.
As bobinas de cobre apresentam um elevado grau de resistência, assim como outros produtos derivados do metal, como chapas, fitas, entre outros. Além do potencial elétrico, outra característica que chama a atenção das indústrias é o fato do material ter excelente conformidade a frio, brilho elevado, excelente maleabilidade e mais vantagens.
O que são os campos magnéticos?
Para entender a aplicação das bobinas de cobre, é importante se atentar a esse conceito básico e correlacionado a elas. O campo magnético é uma zona capaz de exercer força sobre cargas elétricas em movimento ou materiais com propriedades magnéticas.
O campo é formado, basicamente, por uma corrente alternada que passa pelo fio e, quanto mais vezes este fio for enrolado, mais amplo será o campo magnético. Dessa forma, ele aumenta a sua capacidade de atrair materiais magnéticos, caso do ferro e do aço.
Para que servem as bobinas de cobre?
As bobinas de cobre ajudam a ampliar o campo magnético, ampliando as voltas do fio condutor, fazendo a condução da energia elétrica para aumentar a capacidade do espaço.
Utilizadas por várias indústrias, as bobinas acabam desempenhando várias funções, desde geração de energia até condutores em geral.
Principais aplicações da bobina de cobre
As bobinas estão presentes na fabricação de diversos itens, garantindo alto desempenho, durabilidade e resistência. A seguir, listamos os principais:
- Transformadores;
- Geradores de energia;
- Condutores elétricos;
- Radiadores;
- Tubulações e caldeiras;
- Tanques;
- Painéis elétricos;
- Terminais elétricos;
- Permutadores;
- entre outros.
Vantagens das bobinas de cobre
Não é à toa que as bobinas de cobre são tão famosas atualmente em diferentes indústrias. A razão para isso, é que elas possuem qualidades excepcionais que as tornam indispensáveis e que vão além do potencial de condutibilidade elétrica.
Os índices de dureza da bobina de cobre variam e sua classificação engloba os termos ¼ duro, ½ duro, ¾ duro, duro e extraduro.
Outra vantagem é o fato das bobinas apresentarem uma ótima conformidade ao frio, elevado potencial de soldabilidade, bem como boa conformidade às altas temperaturas – esse último torna o material retardante à chamas, o que traz ainda mais segurança para o projeto.
As bobinas também são capazes de proporcionar a drenagem das cargas elétricas com máxima excelência.
Quais tipos de cobre podem ser utilizados para a fabricação de bobinas?
O cobre possui diferentes ligas metálicas que podem ser fabricadas em formatos específicos: chapas, bobinas, placas, tarugos, tiras, entre outros.
Na lista a seguir, nós separamos os dois principais tipos de cobre que podem ser fabricados como bobinas e para quais finalidades podem ser utilizados:
- Cobre Eletrolítico (C11000): Possui excelente conformabilidade a frio e boa conformabilidade a quente. Também possui alto potencial de soldabilidade e brasagem. Pode ser usado em: Cabos, condutores, motores, geradores, transformadores, contatos, fios condutores, componentes de rádio e televisão, caldeiras, tanques, juntas automotivas, radiadores, calhas, pregos, rebites, ânodos.
- Cobre Fosforoso (C12000): Excelente conformabilidade a frio e a quente, soldabilidade e brasagem. Pode ser usado em: Juntas de motores, arruelas de vedação, peças de artesanato, fachadas de prédios, placas de aquecedores solar, aquecedores elétricos, calhas e condutores de residências, rebites.
Onde encontrar bobinas de cobre?
Prezar pela qualidade na hora de comprar metais, ligas metálicas e metais não ferrosos é fundamental para atestar a melhor performance da sua fábrica, dos seus equipamentos e dos produtos. O primeiro passo (e também o mais importante) é contar com uma empresa que possui matérias-primas de qualidade.
A Coppermetal é distribuidora de metais há mais de 30 anos, trabalhando com diferentes tipos de bobinas de cobre e outros formatos, bem como diversas opções de metais e ligas metálicas, com qualidade atestada pela certificação ISO 9001.
Quer saber mais sobre a bobina de cobre? Traga o seu projeto que nós ajudaremos você a executá-lo. Entre em contato com um de nossos especialistas!