As diferenças entre cobre e bronze
O cobre e bronze são dois elementos fundamentais muito utilizados em nossas rotinas ou dentro das indústrias. Ambos são considerados ligas metálicas devido à presença de mais de um elemento químico em sua composição, sendo um deles o metal.
Antes do alumínio e do aço, tanto o cobre quanto o bronze já possuíam uma grande participação nas atividades industriais do país, principalmente por apresentarem características únicas e voltadas para mais de uma aplicação. E para escolher a melhor opção entre cobre e bronze, é necessário entender melhor suas diferenças e contar com uma empresa especialista em ligas metálicas.
Cobre: benefícios e aplicações
O cobre é o terceiro material mais comercializado no mundo e foi um dos primeiros metais a ser descoberto. Trata-se de uma liga com grande capacidade de condutibilidade elétrica, além de ter uma excelente resistência mecânica e também ao calor.
Com densidade de 8,94 g/cm³, o cobre apresenta uma durabilidade maior que a do aço e, quando comercializado, é misturado com outros elementos para uma atuação mais assertiva e com maior qualidade dentro das indústrias.
O cobre, além de apresentar uma temperatura de fusão de 1.083 °C, possui outros benefícios, como:
- Resistência a corrosão;
- Resistência a bactérias e outros microrganismos, sendo ideal para utilização em hospitais e centros médicos;
- Permite um fluxo mais direcionado por apresentar excelente condutividade elétrica;
- Condutividade térmica, excelente para o manuseio de água quente e gases no interior da tubulação;
- Utilizado para fabricação de moedas, jóias, instrumentos musicais e peças de automóveis.
O cobre também é um material sustentável e possui características e benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a população, sendo o metal principal para a economia verde. Isso ocorre pois o material apresenta facilidade na transmissão de eletricidade, podendo ser utilizado para fontes de energia solares e eólicas, além de estar presente em veículos elétricos e seus pontos de recarga.
Bronze: benefícios e aplicações
O bronze é uma liga metálica composta por cobre (67%) e estanho (33%), sendo que esse último é o responsável por garantir a rigidez e maior resistência ao desgaste. Por conta disso, a liga apresenta diversas aplicações, como em sinos, moedas e até mesmo em estátuas, objetos com vida útil elevada e sujeitos às condições naturais.
No ambiente fabril, o bronze já pode ser encontrado em mancais, engrenagens e peças correlatas. Além disso, o cobre também pode ser utilizado em rolamentos e buchas devido à sua resistência à corrosão.
Os principais benefícios que o cobre apresenta são:
- Alta resistência mecânica;
- Alta ductilidade e alto ponto de fusão;
- Possibilidade de ser transformado em fios;
- Perfeita condução de calor e eletricidade;
- Resistência à corrosão.
O bronze pode, ainda, apresentar diversas fórmulas de composição. Além do cobre e do estanho, a liga poderá ter alumínio, chumbo, manganês, fósforo ou zinco, sendo que a presença deles irá depender da sua finalidade.
Por fim, o bronze é uma liga metálica muito utilizada no setor náutico. Conhecido como bronze naval, ele apresenta resistência às ações destrutivas da água do mar, alta ductilidade e não emite ativos poluentes nos oceanos.
Onde encontrar cobre e bronze de qualidade?
Com mais de 30 anos de história, a Coppermetal possui uma vasta experiência no mercado de ligas metálicas e, por isso, oferece as melhores soluções de cobre e bronze para a sua indústria.
Disponibilizamos uma grande variedade de barras, chapas e tubos, sempre com qualidade e segurança para atender as necessidades dos nossos clientes. Além disso, nós, da Copper, temos a agilidade como um de nossos pilares e possuímos a certificação ISO 9001:2015.
Vale ressaltar que nossa equipe tem especialistas em cobre e bronze sempre dispostos a auxiliar você e sua empresa na escolha da melhor liga metálica para o seu projeto!
Para saber mais sobre os nossos metais e ligas e solicitar um orçamento, entre em contato com a nossa equipe comercial agora mesmo!