Conheça as principais aplicações do cobre
Devido às suas excelentes propriedades físicas e químicas, o cobre é um dos metais mais utilizados em nosso cotidiano. Por isso, hoje, nós iremos abordar as principais aplicações do cobre no meio industrial.
Antes de mais nada, é importante frisar que o Brasil está entre os principais produtores de cobre do mundo sendo que a sua fabricação atende tanto as indústrias internas quanto os mercados internacionais.
Para se ter uma ideia, atualmente, a mineração brasileira de cobre é realizada predominantemente nos estados do Pará e de Goiás, que juntos correspondem a cerca de 91% de toda a nossa produção nacional.
Além disso, essa matéria-prima se destaca, principalmente, por conta da sua alta resistência e versatilidade. Por ser um ótimo condutor, por exemplo, uma das principais aplicações do cobre é a transmissão de energia.
De forma geral, esse metal é muito utilizado nos segmentos de eletricidade e construção civil, que são responsáveis por cerca de 60% do consumo mundial de cobre, mas ele também pode ser aproveitado nas indústrias de bens de consumo, na fabricação de máquinas e equipamentos e nos meios de transporte.
Para entender melhor as principais aplicações do cobre, acompanhe o nosso artigo.
As principais aplicações do cobre
O cobre é um metal maleável, dúctil e com alta resistência à corrosão que pode ser utilizado na construção civil, na indústria automobilística, na fabricação de objetos e em fios condutores de energia.
Suas principais aplicações incluem:
Tubulações
Como dito anteriormente, o cobre é uma matéria-prima altamente resistente, por isso, ele é muito utilizado na condução térmica e elétrica, sendo amplamente aplicado em equipamentos hidráulicos, instalações de gás, sistemas anti-incêndios e conexões elétricas como um todo.
Indústria automobilística
A indústria automobilística é uma das principais consumidoras desse metal. Por lá, as aplicações de cobre incluem peças de componentes do motor, fios para condução elétrica, radiadores, sistemas de freio e conectores. Aliás, calcula-se que cada veículo tenha mais de 1km de fios de cobre em sua composição.
Indústria náutica
Devido a sua alta resistência à corrosão, o cobre é amplamente utilizado na indústria náutica. Está presente em ligas que são usadas para compor os cascos, hélices e outros equipamentos de barcos e navios.
Energia verde
Em uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões ambientais, o crescimento da economia verde é apoiado diretamente pela produção, pelo fornecimento e pelas aplicações do cobre.
Por fim, também podemos encontrar essa matéria-prima em:
- Aquecedores de água;
- Componentes de aparelhos eletrônicos;
- Equipamentos hospitalares;
- Fios condutores de eletricidade;
- Lâmpadas de cobre;
- Moedas;
- Maquinas em geral;
- Peças decorativas;
- Utensílios domésticos.
Características do cobre
O cobre é um elemento bastante abundante e que dá vida a diferentes ligas, como o bronze e o latão. Dentre as principais características da matéria-prima, podemos destacar:
- Potencial anticorrosivo;
- Resistência térmica;
- Elevada condutibilidade elétrica;
- Ótimo custo-benefício;
- Facilidade de conformação;
- Flexibilidade.
O cobre também é reciclável, o que contribui para o meio ambiente e para uma produção mais consciente e econômica. Além disso, ele é muito resistente e não acumula bactérias, evitando riscos à saúde humana.
Coppermetal, a parceira que o seu negócio precisa!
Sabemos que um dos maiores desafios do mercado é encontrar bons distribuidores que consigam fazer a entrega com qualidade, bem como atender aos padrões de qualidade estabelecidos pela ABNT.
A Coppermetal trabalha há três décadas com ligas metálicas e conhece bem todas as aplicações do cobre, estando preparada para entender as suas necessidades. Venha fazer parte dessa história.
Solicite um orçamento agora mesmo!