Embalagens sustentáveis de alumínio e o uso dessa liga
Em diversos momentos da história da humanidade, o alumínio foi usado como uma alternativa mais ecológica em relação a outros materiais. Exemplo disso foi na indústria automobilística, em que a liga foi usada para trazer mais leveza e reduzir o consumo de combustível nos veículos. Agora é a vez das embalagens sustentáveis de alumínio.
As embalagens de alumínio são as melhores alternativas para o armazenamento de alimentos, pois são capazes de isolar termicamente e, ainda por cima, causam menor impacto ao meio ambiente. O mercado de embalagens vêm apresentando evolução. Só para se ter ideia, o valor bruto da produção da indústria em 2021 foi de R$ 111 bilhões, um crescimento de 31% sobre o ano anterior, de acordo com os dados divulgados pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, elaborados pela FGV – IBRE.
Em 2020, a pandemia impulsionou a alimentação em casa e o crescimento do delivery. Só em 2021, o gasto com alimentação entregue em casa subiu 24%, conforme os dados apresentados na Pesquisa CREST, em parceria entre GS&NPD com o Instituto FoodService Brasil (IFB). O que havia começado como um comportamento necessário durante a pandemia, se mostra hoje como uma tendência que veio para ficar.
Por essa razão, o mercado busca tornar mais verde essa indústria que está em ascensão. As embalagens sustentáveis de alumínio são grandes aliadas desse movimento.
Embalagens sustentáveis de alumínio são realmente recomendadas?
Seja para armazenar comida em casa ou se você tem um restaurante, a melhor escolha para o seu negócio é adotar as embalagens sustentáveis de alumínio.
Apesar do material ser proveniente de atividade mineradora, o alumínio é 100% reciclável e pode ser reaproveitado para novas atividades várias vezes. Dessa forma, se torna um material bastante recomendado para reduzir a exploração de matéria virgem.
Para o consumidor, as informações são ainda melhores: o alumínio não é tóxico para o organismo e a comida tem o sabor e temperatura preservados por bastante tempo.
Vantagens das embalagens sustentáveis de alumínio
As embalagens sustentáveis feitas com o alumínio costumam ser mais baratas. É muito comum associar que algo ecológico é mais caro, neste caso, é possível reduzir custos e ainda cuidar do meio ambiente.
Outro benefício para o consumidor está na praticidade. Enquanto embalagens de isopor, por exemplo, só podem ser utilizadas na hora, a de alumínio pode ser aquecida posteriormente em micro-ondas e fornos convencionais.
É por isso que muitas vezes, ao comprar uma comida congelada, a embalagem é de alumínio. Justamente para garantir ao cliente que consuma sem se preocupar com o sabor ou com sua saúde.
Outra vantagem é que as embalagens sustentáveis de alumínio, mais do que qualquer outro material também ecológico, são fáceis de serem encontradas e em diferentes tamanhos. Seja para guardar uma refeição pronta, cozinhar ou armazenar um doce pequeno para o dia seguinte, existem soluções diversas para cada situação.
A importância da reciclagem
A efetividade das embalagens sustentáveis depende também de uma colaboração conjunta entre pessoas, empresas e políticas públicas para fomentar a reciclagem. O alumínio é um metal e deve ser descartado nas lixeiras amarelas, junto com outros tipos de ligas e metais diversos.
O alumínio, como já foi dito neste artigo, é um material 100% reciclável, mas a cooperação, até mesmo para garantir que o material seja de qualidade e reciclado é fundamental.
A Coppermetal é uma empresa que está há mais de 30 anos oferecendo metais e ligas metálicas para diversas indústrias, inclusive de embalagem, proporcionando materiais que sejam verdadeiramente úteis para a indústria e sociedade. Para saber mais sobre nossos produtos, basta solicitar um orçamento clicando aqui!