Indústria de moldes: A importância do alumínio neste setor
A indústria de moldes é fundamental para criar peças técnicas e específicas que vão ajudar toda a cadeia de produção. Ela surgiu para trazer mais exclusividade e possibilidade de inovação para as fábricas modernas, e dessa maneira, o alumínio vem se tornando uma peça-chave para garantir ainda mais destaque e sustentabilidade para o setor.
É muito comum ainda nos dias de hoje, associar o processo de moldagem com o plástico. Mas a verdade é que o alumínio está ganhando cada vez mais destaque por ser uma matéria-prima leve, durável, flexível, resistente à corrosão e excelente usinabilidade.
Fazer uso do alumínio se tornou uma opção mais rentável para a indústria de moldes que busca mais robustez e alto desempenho para seus produtos. Hoje, é possível contar com materiais feitos com peças metálicas que se adequam a diferentes indústrias: automotiva, saúde, siderúrgicas e muito mais.
Continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!
O que é indústria de moldes?
A indústria de moldes é responsável pela confecção de peças específicas feitas de plástico, termoplásticos ou ligas metálicas.
Essas peças geralmente são exclusivas e possuem especificações técnicas para a criação de algo novo, que não é encontrado no mercado com muita facilidade. O processo de moldagem serve justamente para agregar um caráter mais exclusivo e sob medida para as indústrias.
Todas as empresas querem buscar um diferencial, e cabe à indústria de moldes fornecer tecnologia e ferramentas necessárias para conseguir oferecer um produto que desempenhe as tarefas desejadas.
Um dos grandes diferenciais da indústria de moldes é também a criação de peças que sejam mais duráveis e que atendam as necessidades dos compradores. Sendo assim, o processo de moldagem é realizado para garantir dureza e resistência ainda maior ao produto final.
Por que usar alumínio na indústria de moldes?
Para os mais familiarizados com a indústria de moldes, talvez seja uma surpresa saber que o alumínio pode ser uma das matérias-primas mais eficientes. Afinal, o processo de moldagem é conhecido pela criação de peças plásticas, mas as ligas metálicas possuem diversas vantagens.
O alumínio é bastante maleável e possui um alto potencial de usinabilidade, o que significa que pode ser manuseado e transformado em peças técnicas.
As principais vantagens de utilizar o alumínio na indústria de moldes são:
- Leveza;
- Sustentabilidade;
- Elevada resistência à corrosão;
- Versatilidade;
- Durabilidade;
- Usinabilidade;
- Condução térmica eficiente.
Essas características tornam esse metal ideal para a confecção de peças para indústrias que precisam de um nível de robustez elevado, onde os plásticos não são capazes de oferecer.
Na indústria automobilística, por exemplo, o uso do alumínio é bastante amplo para a criação de peças. Com o avanço do mercado e a busca por soluções mais personalizadas, a indústria de moldes vem desempenhando o papel de trabalhar essa matéria-prima para construir materiais mais resistentes e leves para carros modernos.
Quais são os tipos de moldes que existem na indústria?
Considerando o alumínio como matéria-prima para a fabricação dos moldes, podemos enumerar algumas peças importantes, como:
1. Molde de sopro
A fabricação de moldes de sopro à base de alumínio é um processo utilizado na indústria para a produção de peças plásticas. Nesse método, o alumínio é utilizado para criar o molde que será preenchido com o material plástico derretido.
Além disso, o alumínio é um material resistente e durável, o que garante a longevidade do molde do sopro, permitindo sua utilização por um longo período de tempo. Outra vantagem é a capacidade de fabricar moldes de sopro complexos e precisos, permitindo a produção de peças plásticas com detalhes finos e geometrias intrincadas.
2. Vacuum forming
A fabricação de moldes Vacuum Forming (termo em inglês para termoformagem a vácuo) à base de alumínio, é um processo utilizado na indústria para a produção de peças plásticas. Nesse método, o alumínio é utilizado para criar o molde que será aquecido e utilizado para moldar uma folha de plástico.
Os benefícios desse processo são diversos. O alumínio é um material resistente e durável, o que garante a longevidade do molde e sua capacidade de produzir peças consistentes e de alta qualidade. Além disso, o alumínio possui excelente condutividade térmica, o que permite um aquecimento uniforme da folha de plástico e facilita o processo de moldagem.
3. Moldes de compressão
A fabricação de moldes de compressão à base de alumínio é um processo utilizado na indústria para a produção de peças de borracha e compostos de plástico reforçado. Nesse método, o alumínio é utilizado para criar o molde que será preenchido com o material a ser comprimido.
Nesse processo, o alumínio garante a longevidade do molde, permitindo sua utilização por um longo período de tempo. Além disso, o alumínio possui excelente condutividade térmica, facilitando o processo de aquecimento e resfriamento necessários durante a compressão.
Onde encontrar alumínio de qualidade?
Por se tratar de uma produção de alto desempenho, a indústria de moldes precisa contar com matérias-primas de qualidade e ligas metálicas com durabilidade e resistência comprovadas.
A Coppermetal é a escolha certa para aliar qualidade dos metais e ligas metálicas, junto a uma entrega rápida e atendimento personalizado e eficiente. Nossa qualidade é comprovada pelo certificado ISO 9001, além dos mais de 30 anos atuando como distribuidores de alumínio e outras peças metálicas.
Cortamos alumínio sob medida para atender todas as necessidades que a sua indústria possui. Nosso time é altamente capacitado para auxiliar sua empresa a encontrar a melhor solução com ótimo custo-benefício para o que você precisa.
Conte com a Coppermetal para ser a distribuidora de alumínio para moldes da sua empresa. Solicite agora mesmo um orçamento!