A utilidade dos moldes de alumínio
Os moldes de alumínio podem ser infinitamente aplicados em diversos setores industriais, principalmente pela versatilidade do metal aliada à utilidade encontrada no molde. Dessa maneira, é possível usá-lo para produzir um objeto sólido, conforme a necessidade.
O processo de fundição para a criação dos moldes pode se dividir em:
- Confecção do modelo do alumínio: é a etapa em que o modelo da peça a ser criado é construído. Ele é importante para construir o molde, além de mostrar outros aspectos importantes sobre o processo;
- Confecção do molde: o metal fundido é colocado sobre o modelo feito anteriormente e, após retirado, deixa o formato da peça que será fabricada futuramente;
- Confecção dos machos: macho é o dispositivo capaz de formar os furos, vazios e reentrâncias da peça, sendo colocado nos moldes antes que sejam fechados para receber o metal fundido.
Depois disso, é feita a fusão do metal, o vazamento (enchimento do molde com metal líquido), a desmoldagem, a rebarbação e a limpeza. Todo esse processo dá forma aos moldes de alumínio e são essenciais para que a peça a ser fundida esteja 100% adequada para o papel que irá desempenhar.
Essa liga metálica é muito usada para a confecção de moldes exatamente por algumas das suas principais características, como leveza, resistência à corrosão, ótima velocidade de corte e alta condutividade elétrica.
O uso do alumínio também nos traz uma outra perspectiva: o aumento do uso da liga no setor plástico. Normalmente, esse setor usa as resinas termoplásticas para a criação de moldes, mas com a exigência cada vez mais presente do mercado, é necessário adaptar seus processos para manter seus produtos sempre atrativos.
Quais as vantagens das peças fundidas em moldes de alumínio?
Peças de diferentes formatos, tipos e tamanhos podem ser fundidas nos moldes de alumínio, o que garante a versatilidade da liga metálica na confecção da estrutura. Mas além disso, as peças confeccionadas a partir dos moldes podem apresentar diversas outras características, como:
- Produção dentro de padrões variados, seja de acabamento ou de tolerância dimensional;
- Podem oferecer formas internas e externas complexas ou simples, conforme a demanda;
- Oferecem maior economia de peso, contribuindo para paredes de espessuras variadas.
Quais ligas de alumínio são usadas na fabricação dos moldes?
O alumínio é um metal interessante para fazer a fabricação de molde, mas saiba que nem todas as suas ligas são indicadas para tal. Isso porque é necessário que a estrutura tenha certas características que, dependendo da liga, não estão tão presentes quanto é desejado.
Abaixo, confira 3 ligas metálicas de alumínio que podem ser usadas na confecção dos moldes.
Alumínio 7075
O alumínio 7075 possui enorme resistência mecânica, à fadiga e à deformação, tornando-se uma liga muito útil na confecção de moldes. Também possui resistência média à corrosão, o que faz dela uma grande aliada para aguentar os processos de moldagem diariamente.
Alumínio 6061
É uma liga cuja principal característica é a flexibilidade, além de ser ótima em resistência mecânica e à corrosão. Ainda, seu apelo estético faz da liga ideal para moldes que precisam de boa aparência, independentemente do motivo, podendo ser aplicados para a indústria naval, moveleira e automotiva.
Alumínio 5052
Já o alumínio 5052 é uma liga muito boa para usinar e soldar e pode ser aplicada em moldes e matrizes de diferentes resinas plásticas, como o ABS, por exemplo. Esses benefícios facilitam e muito a confecção dos moldes, bem como na moldagem em si.
Essas são apenas 3 das ligas metálicas que podem ser usadas para confeccionar moldes de alumínio. Outras opções são o alumínio 5083, 7021 e 7028, por exemplo. Cada um tem propriedades que ajudam na criação de moldes de alta precisão e excelente vida útil.
Onde adquirir ligas para confeccionar moldes de alumínio?
O alumínio é o metal mais abundante da crosta terrestre e o Brasil é o 15 º produtor de alumínio primário, segundo dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Portanto, agora que você já sabe os benefícios em produzir moldes de alumínio, conhece algumas das ligas metálicas para tal e sabe que pode encontrar o metal sem dificuldades, está na hora de dar o próximo passo e entrar em contato com uma fornecedora qualificada quando esse é o assunto.
Sinônimo de alta qualidade, a Coppermetal atua há décadas com ligas metálicas, oferecendo todas as citadas, além de muitas outras! Recentemente, publicamos um artigo na Revista do Plástico que fala exatamente sobre a aplicação de moldes de alumínio. Foi um prazer e uma honra compartilhar um pouco do nosso conhecimento sobre o assunto na revista. Para ler a matéria na íntegra, é só clicar aqui!
E para conhecer as soluções da Coppermetal em ligas de alumínio, aço e metais, entre em contato agora mesmo!