Tudo sobre perfil estrutural de aço carbono
O perfil estrutural de aço carbono é um elemento estrutural bastante utilizado em várias indústrias, especialmente na construção civil, naval e na fabricação de máquinas.
Seu uso constante em diferentes segmentos é justificado por suas características de elevada resistência e capacidade de aguentar cargas pesadas.
Existem perfis de diversos materiais: alumínio, aço inox,, bronze, entre outros. A escolha pelo aço carbono está diretamente relacionada com a empregabilidade do perfil em projetos mais robustos que envolvem a elevação ou resistência ao peso e, por isso, que precisam de muita resistência e força.
A flexibilidade também é um diferencial. O perfil estrutural de aço carbono pode ser encontrado em diversas medidas e contar com diferentes níveis de carbono na composição, sendo assim personalizado de acordo com a necessidade do projeto em questão.
Os perfis de aço precisam seguir rigorosos padrões de qualidade, afinal, estão rotineiramente sendo aplicados em projetos de grandes dimensões. A ABNT é o órgão responsável por ditar e fiscalizar as exigências em relação ao trabalho com metais.
Como escolher o perfil estrutural de aço carbono?
O aço carbono é uma liga metálica bastante conhecida no segmento industrial. Ele se subdivide em três categorias principais: baixo carbono, médio carbono e alto carbono. A seguir, explicamos cada uma delas e como isso é decisivo para escolher o perfil estrutural correto.
Baixo carbono
O aço de baixo carbono é aquele que possui até 0,3% de carbono em sua composição. Como característica, o perfil estrutural desse material possui baixa resistência, dureza, alta tenacidade e ductilidade, é usinável e soldável, além de apresentar baixo custo de produção.
Geralmente, o material é voltado para a construção civil e empresas automobilísticas.
Médio carbono
O perfil estrutural de aço de médio carbono irá contar com valores de carbono que podem variar de 0,3% a 0,6% em toda a composição. Como característica, ele terá maior resistência e dureza, menor tenacidade e ductilidade se comparado ao baixo carbono e ainda apresentará um bom tratamento térmico de têmpera e revenimento.
Esse tipo de perfil é recomendado para a fabricação de máquinas.
Alto carbono
Os perfis de alto carbono são aqueles que contam com mais de 0,6% do elemento e podem chegar até 1% de toda a composição. Nesse caso, a presença abundante do carbono é capaz de elevar a resistência e dureza, apresentar menor ductilidade em comparação aos outros tipos citados anteriormente e, ainda, na maioria das vezes, são temperados e revenidos.
Talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas costumam contar com o alto carbono.
Se você deseja se aprofundar no assunto, conheça o nosso Guia Completo do Aço Carbono. Clique na imagem abaixo e faça o download gratuitamente.
Tipos de perfil estrutural de aço carbono
Existem três principais perfis estruturais de aço: o perfil W, perfil I e perfil U. Cada um deles possui uma liga específica:
- Perfil W: ASTM A572 GRAU 50
- Perfil I / U: A36 / ASTM A572
Buscar por diferentes tipos de perfil estrutural de aço carbono é fundamental, especialmente aqueles que seguem rígidos padrões de qualidade. A Coppermetal, por exemplo, possui o certificado ISO 9001, que assegura a qualidade de seus metais e ligas metálicas.
Há mais de 30 anos, a Coppermetal vem trabalhando com a distribuição de aço carbono e outros materiais com qualidade garantida e comprovada pela certificação ISO. Além de tudo, contamos com um atendimento especializado, sempre pronto para ajudar a identificar qual o melhor perfil estrutural de aço e o tipo de aço carbono perfeito para o determinado projeto.
Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!