As principais aplicações dos tarugos de bronze
O bronze é uma das ligas metálicas mais antigas do mundo, tendo a sua produção iniciada na pré-história (entre 4000 e 1500 a.C), um período que também ficou conhecido como Idade do Bronze. Feita a partir da junção de estanho (Sn) e cobre (Cu), esta liga metálica resulta em materiais resistentes e duradouros. Devido às suas vantagens, os tarugos de bronze são utilizados em diversas aplicações industriais.
O bronze por si só é um elemento que apresenta durabilidade e alta resistência a agentes corrosivos, quando aliado a outros elementos, ele tende a adquirir outras características capazes de trazer robustez. Além do estanho e do cobre, outros elementos podem ser incorporados na produção do bronze, é o caso do zinco (Zn), chumbo (Pb), alumínio (Al), manganês (Mn) e fósforo (P).
Neste artigo falaremos sobre os tarugos de bronze, suas principais aplicações e vantagens. Confira a seguir!
O que são tarugos de bronze?
Os tarugos de bronze são objetos que possuem forma cilíndrica ou cônica, além de possuírem largura e comprimento variados, a depender da sua aplicação.
Por conta da sua boa funcionalidade, em questão de leveza, durabilidade, resistência à corrosivos e desgastes, e soldabilidade, muitas indústrias dos mais diversos segmentos utilizam os tarugos de bronze, seja para projetos mais simples ou mais complexos, já que estas peças também são conhecidas pela sua versatilidade e adaptabilidade. Resumindo, é um excelente custo-benefício.
Vantagens do tarugo de bronze
As características do bronze, juntamente com a adição de outros metais, garantem uma uma ótima funcionalidade e custo-benefício aos tarugos de bronze. Abaixo, confira os principais benefícios deste material:
- Alta resistência à corrosão, desgaste e impactos mecânicos;
- Maleabilidade;
- Material soldável;
- Leveza;
- Grande durabilidade;
- Alta capacidade de acabamento, permitindo ser polido com facilidade;
- Resistentes a temperaturas e à pressão;
- Adaptável a diferentes necessidades;
- Garante segurança;
- Conformabilidade, é possível ser ser dobrado, prensado ou forjado sem trazer prejuízos;
- Maior dureza.
Principais aplicações dos tarugos de bronze
Agora que você conhece as propriedades e vantagens dos tarugos de bronze, chegou o momento de falar sobre as principais utilizações. Como é uma liga metálica muito adaptável a diferentes necessidades, ela pode ser aplicada para a criação de diversas peças e utensílios. Veja a seguir:
- Tubos;
- Válvulas;
- Anéis de vedação;
- Buchas;
- Engrenagens;
- Flanges;
- Parafusos;
- Arruelas;
- Bombas;
- Bijuterias e semijoias;
- Aparelhos elétricos;
- Fabricação de instrumentos musicais;
- Rolamentos;
- Materiais hidráulicos;
- Peças decorativas.
Há uma infinidade de objetos que podemos utilizar os tarugos de bronze, trazendo maior segurança de uso e resistência, principalmente se adicionado outros metais em sua composição.
Além disso, esse objeto garante uma alta soldabilidade, sendo possível que suas sobras sejam reutilizáveis, proporcionando, assim, economia de dinheiro.
Tipos de ligas de bronze
Atualmente, podemos encontrar diversas ligas usadas nos tarugos de bronze, nas quais podemos citar as principais:
- Bronze TM-620;
- Bronze TM-23;
- Bronze SAE-64;
- Bronze SAE-65 ou bronze fosforoso;
- Bronze SAE-620;
- Bronze TM -660.
Você pode encontrar o catálogo desta e de outras ligas metálicas aqui.
Onde encontrar tarugos de bronze de qualidade?
Como você pode perceber, os tarugos de bronze são ótimas opções e atendem às diversas necessidades das indústrias. Mas, afinal, onde encontrar produtos de bronze de alta qualidade?
Há mais de 30 anos oferecendo metais e ligas metálicas de qualidade, garantindo a satisfação dos clientes e confirmando a confiabilidade pelo certificado ISO 9001:2015, a Coppermetal é uma das principais fornecedoras brasileiras de bronze. Aqui, você encontra as melhores soluções para a sua empresa.
Para saber mais sobre nossos produtos, clique aqui!