Tudo sobre o tubo de cobre eletrolítico
O tubo de cobre eletrolítico vem ganhando cada vez mais espaço nos mais diferentes setores da construção e indústria. Isso se deve ao fato da sua manutenção ser menor em relação a outros tipos de tubos, possuir uma elevada condutibilidade térmica e elétrica, ser resistente à corrosão e ser reciclável.
Ser versátil e adaptável também estão entre as principais características, por isso, podemos ver os tubos de cobre eletrolíticos presentes em serviços como água potável, sistemas de energia solar, sistemas de combate a incêndio, entre outros.
A seguir, entenda mais sobre o uso do tubo de cobre eletrolítico e suas principais vantagens.
O que é cobre eletrolítico e quais são suas propriedades
O cobre possui diversas propriedades e características, porém, para ser considerado cobre e não uma de suas ligas metálicas, é preciso que o metal tenha mais de 99,3% de cobre e teor de prata, proveniente do minério, sem adição de outro elemento. O principal tipo utilizado comercialmente é o cobre eletrolítico. Já entre as ligas, temos o bronze e o latão.
Também conhecido como liga de cobre 110, o cobre eletrolítico possui uma excelente condutividade elétrica, perdendo apenas para a prata. Além disso, sua versatilidade faz com que o metal seja aplicado em variados setores, como tanques, caldeiras, engrenagens, radiadores, componentes de rádio e televisão, entre outros.
Abaixo, confira as propriedades deste metal.
- Composição química: 99,90% de cobre (incluindo prata proveniente do minério), com aproximadamente 0,04% de oxigênio.
- Densidade: 8,89 g/cm3 (a 20ºC)
- Ponto de fusão: 1083º C.
- Resistência à tração: 220-385 N/mm²
- Resistência à prova: 60-325 N/mm²
- % de alongamento: 55-4
- Dureza (HV): 45-155
- Condutividade elétrica: 100-101,5% IACS;
- Condutividade térmica: 394 W/mºC
Além do tubo de cobre eletrolítico – tema deste artigo – podemos encontrar este metal em outros formatos, como bobinas, chapas, tiras e barras (chatas, quadradas, redondas e retangulares). O formato depende de sua aplicação.
Qual a finalidade do tubo de cobre eletrolítico?
O tubo de cobre eletrolítico vem sendo cada vez mais utilizado não só por ser um metal resistente às altas temperaturas, mas também por ser recomendado para ambientes que acontecem trocas de calor, ou seja, projetos de climatização e de resfriamento.
Onde é possível utilizar tubos de cobre eletrolítico?
Os tubos de cobre eletrolítico são confiáveis, seguros e possuem um excelente custo-benefício, e por isso, são aplicados em diversas situações do nosso cotidiano. Confira alguns exemplos.
Construção civil
Devido à sua resistência a altas temperaturas, pressões, reagentes químicos e tração mecânica, esse tipo de material é comumente usado na construção civil em tubulações hidráulicas, transporte de água potável, transporte de gases combustíveis e medicinais, além de conectores elétricos.
Sistema de energia solar
O tubo de cobre eletrolítico também pode ser utilizado na captação de energia solar, por meio de placas que absorvem o calor e armazenam a energia térmica nos tubos.
Combate a incêndio
Hidrantes e sprinklers também possuem tubos de cobre eletrolítico.
Indústria automobilística
O metal está presente em partes essenciais de um carro, como conectores, freios, fios, rolamentos, motor e radiadores. No caso dos tubos de cobre eletrolítico, seu maior uso está nos freios dos carros, peça essencial para garantir a segurança do motorista e dos passageiros.
Tubo de cobre eletrolítico: principais vantagens
O cobre apresenta diversos benefícios, como excelente durabilidade, redução de custos, grande vida útil, tem boa brasagem, alta ductilidade, é resistente ao amolecimento e permite ótima soldabilidade. Essas características fazem da liga muito indicada para uso em projetos industriais. Além dessas vantagens, o tubo de cobre eletrolítico também apresenta outros diferenciais. Confira!
Reciclável
A estrutura é reciclável, podendo ser reutilizada diversas vezes.
Higienização
Os tubos de cobre eletrolítico são indicados para projetos de água potável e gases medicinais, pois são inibidores de bactérias, vírus e fungos.
Condutibilidade térmica e elétrica
Como já mencionamos, o cobre possui uma alta condutibilidade quando comparado a outros tipos de metais, permitindo que o material não se deforme em caso de resfriamento ou aquecimento.
Corrosão
A oxidação é uma grande preocupação quando se trata de tubos, já que esse problema pode ocasionar vazamentos, Porém, o tubo de cobre eletrolítico possui uma alta resistência à corrosão.
Instalação simples e rápida
Os tubos são versáteis e adaptáveis, de baixo peso, baixa expansão e resistência elevada, por isso são fáceis de instalar.
Não inflamável
Em caso de incêndio, os tubos de cobre eletrolítico não emitem gases tóxicos.
Durabilidade
O fato do cobre não sofrer corrosão com água ou ar faz com que este metal possua uma grande vida útil.
Qual a diferença entre Cobre Eletrolítico e Cobre Fosforoso?
Diferente do cobre eletrolítico, o cobre fosforoso é uma mistura de metais, em que contém entre 8 a 15% de fósforo. Esta liga metálica é muito utilizada na indústria metalúrgica, como um agente umectante, desoxidante e agente de liga, e também na arquitetura, em materiais como calhas e telhados, pois possui uma alta durabilidade, além de resistência à corrosão e ferrugem.
Saiba onde encontrar tubos de cobre eletrolítico
O tubo de cobre eletrolítico pode ser encontrado em empresas especializadas em ligas metálicas, como a Coppermetal, que trabalha há mais de 30 anos nesse segmento, oferecendo praticidade, excelência e eficiência a todos os seus clientes.
Para saber mais sobre nossos produtos, clique aqui!