Tudo sobre os tubos de aço carbono
Tubos de aço carbono possuem extrema importância na indústria, principalmente por suas possibilidades de aplicações e benefícios. Confira em nosso artigo um completo sobre o assunto!
O que são tubos de aço carbono?
Os tubos de aço carbono são muito aplicados em diversos setores da indústria. Esse material é feito entre a união do ferro com o carbono, proporcionando ótimas propriedades que trazem a qualidade que os segmentos precisam. O tubo, por si só, é um dos formatos mais buscados de aço e metal, graças a sua versatilidade.
Apesar da sua composição ser, basicamente, ferro e carbono, os tubos feitos desse material possuem composições de carbono variadas, algo que interfere diretamente em algumas características deste produto.
Baixo, médio e alto carbono em tubos de aço carbono
O aço carbono pode ser baixo, médio ou alto carbono. Abaixo, conheça a diferença entre eles.
Baixo carbono
Conta com até 0,30% de carbono na sua composição. É principalmente aplicado em chapas automobilísticas, perfis estruturais, placas para produção de tubos, no setor da construção civil, na construção de pontes e latas de folhas de flandres.
Suas principais propriedades são:
- Baixo custo de produção;
- Alta tenacidade e ductilidade;
- Facilmente soldável e usinável.
Em contrapartida, não é a melhor opção para quem procura resistência e dureza.
Médio carbono
Possui entre 0,30% e 0,60% de carbono. Sua aplicação se dá em rodas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de máquinas que necessitem de elevada resistência mecânica e ao desgaste, além de tenacidade.
As principais propriedades são:
- Maior resistência e dureza;
- Permite receber tratamento térmico de têmpera e revenimento.
- Tem menor tenacidade e ductilidade se comparado ao baixo carbono.
Alto carbono
Possui entre 0,60 e 1% de carbono, sendo muito usado para talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.
Dentre as principais propriedades é possível destacar:
- Na maioria das vezes são temperados ou revenidos;
- Possui maior dureza e resistência.
Dentre os 3 tipos de aço carbono, é o que possui menor ductilidade.
Para conhecer mais sobre o aço carbono, clique no botão abaixo e baixe nosso eBook gratuitamente! Com esse material, você terá um guia básico de conhecimento para educar a sua indústria sobre esse material.
Principais vantagens dos tubos de aço carbono
Agora que você já conhece a diferença entre baixo, médio e alto carbono, está na hora de conhecer as principais vantagens que os tubos de aço carbono oferecem sempre que aplicados. Confira!
Excelente maleabilidade
Apesar de resistentes, os tubos de aço carbono são muito maleáveis, permitindo que sejam moldados conforme a necessidade pelo processo de conformação. Assim é muito mais fácil aplicá-los na demanda, garantindo que estejam adequados.
Alta resistência
Os tubos desse tipo de aço têm uma boa resistência mecânica, à pressão e ao desgaste, portanto, todos os componentes feitos deste material têm tendência a uma longa vida útil, dispensando manutenções recorrentes – o que também gera economia financeira para a organização.
São sustentáveis
Os tubos produzidos com aço carbono podem ser reciclados, tornando-se uma alternativa amiga do meio ambiente. O reaproveitamento do material é feito com muita facilidade, o que contribui não apenas para reduzir os impactos ambientais, mas também para diminuir os investimentos financeiros.
Ligas e aplicações dos tubos de aço carbono
Atualmente, os tubos de aço carbono podem ser encontrados em diferentes ligas, principalmente as ASTM. Abaixo, confira as principais:
1. ASTM A-106
São amplamente utilizados para condução de fluidos e gases em altas temperaturas e pressões. Dessa maneira, podemos encontrar algumas vantagens e benefícios de seu uso, como:
- Alta resistência à pressão e temperatura;
- Excelente resistência à corrosão;
- Boas propriedades de soldabilidade;
- Disponíveis em diversas dimensões e espessuras.
- Aplicados em indústrias petroquímicas, refinarias, termoelétricas, entre outras.
2. ASTM A-333
São especialmente projetados para serviços de baixa temperatura, transportando fluidos em condições criogênicas. Confira vantagens e benefícios:
- Excelente resistência à corrosão e impacto em baixas temperaturas;
- Alta tenacidade e ductilidade em condições extremas;
- Boa soldabilidade;
- Redução dos riscos de falha e vazamentos em ambientes de baixa temperatura;
- Amplamente usados em indústrias de gás natural, petróleo e química.
3. ASTM A-178 Grau A
São aplicados em trocadores de calor, caldeiras e condensadores, e por isso, oferecem excelentes benefícios:
- Alta condutividade térmica;
- Boas propriedades de soldabilidade;
- Resistência à corrosão;
- Conformidade com padrões de qualidade exigentes;
- Eficiência na transferência de calor em aplicações industriais.
4. ASTM A-135
São utilizados para condução de fluidos sob pressão, principalmente em sistemas de sprinklers e combate a incêndios. Confira vantagens:
- Boa resistência à pressão hidrostática;
- Fácil instalação e manutenção;
- Durabilidade e resistência à corrosão;
- Conformidade com normas de segurança contra incêndios;
- Aplicação em sistemas de proteção contra incêndios em edifícios e instalações industriais.
5. ASTM A-214
Os tubos de aço carbono ASTM A-214 tendem a ser usados em trocadores de calor, aquecedores e condensadores. Veja seus benefícios:
- Alta condutividade térmica;
- Boas propriedades de soldabilidade;
- Resistência à corrosão;
- Excelente transferência de calor;
- Aplicações em sistemas de climatização, indústria petroquímica e processos industriais em geral.
Esses pontos destacam as funções específicas, vantagens e benefícios dos tubos de aço carbono ASTM A-106, ASTM A-333, ASTM A-178 Grau A, ASTM A-135 e ASTM A-214. Com base nessas informações, a indústria consegue tomar decisões mais assertivas ao selecionar os materiais adequados para suas aplicações específicas.
Setores onde os tubos de aço carbono são destinados
O acabamento dos tubos pode ser com ou sem costura, conforme a necessidade. Na prática, esse produto é aplicado em diversos setores, como:
Construção civil: é um excelente material para projetos mais flexíveis ou que possuam maior liberdade arquitetônica. O aço também é leve, ajudando a reduzir o custo das fundações.
Indústria agrícola: é usado majoritariamente para a construção de peças agrícolas por sua fabricação ser feita com controles rigorosos de qualidade. Além disso, alguns equipamentos agrícolas também são feitos com esse tipo de aço.
Indústria naval: no ramo naval e offshore, o aço carbono é aplicado na produção de cascos, tanques de grande capacidade para o transporte de produtos químicos ou de cargas altamente corrosivas, na fabricação de mastros, corrimãos, escotilhas, aparelhamento, entre outras peças.
Tenha fornecedores confiáveis de tubos de aço carbono
A Coppermetal é sinônimo de alta qualidade quando o assunto são tubos de aço carbono. Suas três décadas de experiência fizeram dela a fornecedora perfeita para fornecer não apenas esse produto, mas todos os materiais relacionados a metal e aço, para clientes de todo o Brasil.
Por esse motivo, conte com quem é referência no mercado de aço e metal e tenha o melhor em produtos de qualidade comprovada para seus processos industriais.
Clique aqui e entre em contato para saber mais sobre os nossos tubos de aço carbono. Saiba como podemos te ajudar!