O que é a ISO 9001:2015?
Buscar potencializar a performance de um negócio, garantindo qualidade máxima dos processos internos e externos ao oferecer um produto ou serviço, é um dos principais objetivos de uma empresa. A ISO 9001:2015 é uma norma adotada por empresas do mundo inteiro para certificar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
O Sistema de Gestão de Qualidade é um conjunto de práticas e metodologias cujo intuito é atender os objetivos propostos, principalmente nos quesitos padrão de qualidade e satisfação do cliente.
Atualmente, segundo dados do Inmetro, são cerca de 12.513 empresas certificadas no Brasil, e a Coppermetal é uma delas. A seguir, entenda mais sobre a importância dessa norma.
O que é a ISO?
A sigla ISO refere-se à International Organization for Standardization, que em português significa Organização Internacional para Padronização. Como você pode observar, trata-se de uma instituição não governamental que estabelece padrões de referências para as empresas de diversos segmentos, a fim de garantir qualidade e agilidade nos processos e, consequentemente, segurança e satisfação aos clientes.
A nível internacional, a responsável pela norma é a Internacional Accreditation Forum (IAF). Já o órgão responsável por traduzir e adotar as normas ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quanto à fiscalização e certificação, é de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Existem diversas normas ISO para as mais variadas áreas do mercado: ISO 9001, voltada para o sistema de gestão de qualidade; ISO 14001, que refere-se sobre o sistema de gestão ambiental; ISO 45001, que trata-se sobre saúde e segurança ocupacional; ISO 22001, para a segurança de alimentos, entre outras. A seguir, vamos explicar mais sobre a ISO 9001:2015.
Para que serve a ISO 9001:2015?
Atualizada em setembro de 2015, é a norma internacional mais utilizada no mundo, sendo adotada por pequenas, médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos de produtos e serviços.
Como já mencionamos, a ISO 9001:2015 tem o intuito de implantar uma série de ações e metas visando oferecer qualidade e segurança nos produtos e/ou serviços aos clientes.
Estrutura da norma ISO 9001:2015
A norma para certificar o Sistema de Gestão de Qualidade possui uma estrutura com 10 cláusulas principais. Confira:
1 – Âmbito/Escopo
Responsável pela definição de resultados desejados pelo sistema de gestão.
2- Referências Normativas
Bibliografia referente à formulação da norma.
3 – Termos e Definições
Detalhamento dos termos e definições mais específicas sobre a norma, sendo de acordo com outros textos padrões ISO.
4 – Contexto da Organização
Compreensão do contexto em que a organização está inserida, identificando questões internas e externas, tais como: fornecedores, clientes, oportunidades, riscos, etc.
5 – Liderança
Refere-se às atribuições e responsabilidades da liderança, além de incentivar e conscientizar a importância do envolvimento de cada colaborador no processo.
6 – Planejamento
Trata-se da definição dos objetivos do sistema de gestão, trabalhando as oportunidades, riscos e prevenção.
7 – Apoio/Suporte
Essa cláusula refere-se aos recursos, comunicação e informação que oferecem o apoio necessário para atingir os objetivos.
8 – Operação
O item 8 trata do funcionamento e controle dos processos internos e externos, além da forma de gerir mudanças não intencionais.
9 – Avaliação de Desempenho
A penúltima cláusula faz referência ao monitoramento, análises, avaliações e revisões sobre os processos.
10 – Melhorias
Às vezes, nem tudo acontece como o planejado. Então, é neste item que são abordadas ações corretivas e estratégias, a fim de proporcionar melhorias.
Método de controle na ISO 9001:2015
A metodologia se dá por meio do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA), que, traduzido para o português, significa Plano-Fazer-Verificar-Agir, e pode ser aplicada por qualquer organização e para qualquer tipo de processo. A aplicação é de forma cíclica, ou seja, é seguido e repetido diversas vezes a fim de garantir as melhorias e resolução de problemas no processo. A seguir, entenda mais sobre cada etapa:
Planejar (Plan)
Na primeira etapa, a organização estabelece as metas, processos, atividades e prazos a serem realizados e atingidos, seguindo os requisitos da estrutura das cláusulas 4 – Contexto da Organização, 5 – Liderança, 6 – Planejamento do Sistema de gestão da Qualidade e 7 – Suporte.
Fazer (Do)
Não existe uma organização de sucesso se ela não colocar o planejamento em prática. Por isso, nesse ciclo, a empresa precisa executar, seguindo as diretrizes da norma 7 – Suporte e 8 – Operação.
Checar (Check)
Após o planejamento ter sido executado, é hora de entender se o que foi realizado foi implementado de forma correta. Por isso, é necessário a etapa de checagem dos resultados, elaborando auditorias, análises críticas e avaliações de desempenho, seguindo os itens 9 – Avaliação de Desempenho.
Agir (Act)
Por último, mas não menos importante, o item 10 da ISO 9001: 2015 – Melhorias da norma propõe praticar ações corretivas no sistema de gestão, conforme as análises de resultados.
A ISO 9001:2015 é um dos certificados obtidos pela Coppermetal
Há mais de 30 anos oferecendo metais e ligas metálicas de qualidade, garantindo a satisfação dos clientes e confirmando a confiabilidade pelo certificado ISO 9001:2015. Em constante evolução, recentemente a Coppermetal alcançou nota 10 em todos os processos da norma!
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