Resistência do aço: tudo que você precisa saber sobre este assunto
As matérias-primas que servem de insumo para equipamentos industriais precisam contar com alta durabilidade e adaptabilidade às mais diversas circunstâncias. Nesse contexto, discutir a resistência do aço, seja ele inox ou carbono, é fundamental, afinal, ele é um dos metais mais comuns na manufatura.
Para se ter uma ideia, o aço está presente na indústria alimentícia, mecânica e naval. Já o aço inox também se faz presente em utensílios domésticos. Ou seja, não dá para negar que ele é um elemento fundamental para a sociedade, e é justamente a sua resistência que garante a sua aplicabilidade em diferentes segmentos.
Além disso, vale destacar que o aço inox é composto por ferro, carbono, cromo, titânio, entre outros compostos. Já o aço carbono é composto, basicamente, por ferro e carbono. Dessa forma, a principal diferença entre eles é que o aço inox possui muito mais resistência contra ferrugem e corrosão.
O que é a resistência do aço?
Muito se fala sobre “resistência do aço carbono ou inox”, mas afinal, o que é isso?
A resistência é uma ordem que determina a capacidade de um material de resistir a uma força aplicada a ele. Ou seja, é o ponto máximo possível de explorar o potencial de um metal sem que ele sofra depredação.
Nesse sentido, o aço é bastante requisitado porque geralmente sua aplicação está voltada para as indústrias mais pesadas, que exploram ao máximo todo o seu potencial e que precisam, necessariamente, de uma liga metálica que seja de longa vida útil, tenha muita qualidade e ofereça bastante resistência.
Além disso, é importante dizer que a resistência do aço inox, especificamente, é elevada pois o metal é uma combinação de elementos considerados robustos, como ferro, carbono, cromo, titânio, entre outros.
No entanto, se por um lado a adição de elementos químicos ao aço o tornam mais resistente, por outro, também podem deixá-lo mais frágil em alguns sentidos, como sua ductilidade e menor tolerância a impactos. Por essa razão, quando se está buscando por uma liga de aço, é importante consultar um especialista e explicar as suas necessidades, para ele aconselhar qual o melhor tipo para sua aplicação.
Por que se preocupar com a resistência do aço?
Fica atento à resistência do aço é algo muito importante na hora de tomar uma decisão sobre qual a melhor matéria-prima para a sua indústria (e até mesmo decidir se a liga de aço é a melhor aposta de fato). Mas, a seguir, nós listamos as principais vantagens que você poderá ter ao optar por um aço resistente:
Excelente soldagem
O processo de soldagem é algo complexo, já que precisa de um material denso que resista às diferentes temperaturas. O aço é ideal para esse processo, pois mesmo em altas temperaturas ele não sofre depredação.
Flexibilidade de aplicações
A resistência do aço vem acompanhada de uma ótima flexibilidade, o que justifica diferentes aplicações do material em segmentos diversos. Isso porque as ligas de aço podem ser acompanhadas de diferentes elementos, o que dá origem a diversos aços como carbono e inox, recomendados para altas temperaturas.
Resistente à corrosão
A resistência à corrosão é algo fundamental quando falamos de ligas metálicas. Alguns segmentos sofrem com o contato do metal com água, e precisam garantir que ele não oxide. A construção civil, a indústria naval e a automotiva são alguns exemplos de empresas que possuem essa necessidade.
E para todas essas situações, utilizar peças de aço é uma ótima pedida!
Onde encontrar aços resistentes?
Em busca de peças de aço para sua empresa? Saiba que é importante buscar por um local que ofereça as mais diversas ligas de aço e que seja capaz de te orientar quanto à melhor solução para a sua necessidade.
A Coppermetal é uma empresa que vem ajudando indústrias há 30 anos a conseguirem as melhores ligas para as suas atividades. Sua excelência é justificada a partir do certificado ISO 9001, símbolo de trabalho comprometido e boas práticas. Solicite agora mesmo um orçamento com nossos especialistas!